Cotidiano

Município terá "dia D" de vacinação contra o HPV este mês

Até o momento, apenas 53% do público alvo receberam as doses da vacina

Cascavel – Devido à baixa procura, a Secretaria de Saúde do Município em Cascavel vai realizar no próximo dia 21 de novembro o dia D de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano).

Até o momento, apenas 53% do público alvo receberam as doses da vacina no município. A campanha nacional teve início em março do ano passado com o objetivo de prevenção contra o câncer de colo de útero e quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18), sendo que o 16 e 18 são principais responsáveis por 70% dos casos de câncer em mulheres na fase adulta.

Mesmo assim a procura tem sido bastante baixa e para imunizar as meninas na faixa etária de nove até 13 anos, o município virá realizar o dia D de vacinação.

“Infelizmente, por motivos culturais ou tabus, muitos pais não estão levando suas filhas para receber a vacinação, que só vem a beneficiar a menina no futuro. No dia 21 todas as UBSs [Unidades Básicas de Saúde] estarão abertas das 8h às 17h”, frisa a enfermeira responsável pela imunização, Elisabeth Nagi.

Somente no ano passado, 15 mulheres morreram de câncer no colo do útero nos municípios que integram a 10ª Regional de Saúde.

O HPV é transmitido por mucosas infectadas a partir da relação sexual, de mãe para filho no momento do parto ou contato diretamente com a pele.  Por isso, a vacina deve ser aplicada antes da primeira relação sexual e receber as três doses. Depois da primeira dose a menina só irá ser imunizada após seis meses e a terceira dose após cinco anos.

As meninas que fazem parte da faixa etária citada que ainda não receberam a vacinação poderão comparecer em qualquer UBS no próximo dia 21, munidas de carteirinha de vacinação e acompanhadas de um responsável.

“É preciso que a menina fique até 15 minutos em observação após receber a vacina. Até o momento não tivemos nenhum caso de efeito colateral”, frisa Nagi.

Na rede privada de vacinação custa em média R$ 400 a dose.