Agronegócio

Município reforça programa de incentivo ao melhoramento genético do gado leiteiro

Pensando em incentivar essa prática e possibilitar o acesso também para os pequenos produtores, a Secretaria de Agricultura de Santa Helena está dando continuidade ao programa de incentivo

Município reforça programa de incentivo ao melhoramento genético do gado leiteiro

Santa Helena – O melhoramento genético tem sido uma excelente alternativa para os bovinocultores leiteiros aumentarem a produtividade de seu plantel. Através da inseminação artificial, as fêmeas parem bezerras de alto padrão que, ao longo do tempo, se transformam em vacas com alto potencial leiteiro.

Pensando em incentivar essa prática e possibilitar o acesso também para os pequenos produtores, a Secretaria de Agricultura de Santa Helena está dando continuidade ao programa de incentivo que consiste no subsídio de inseminações por meio de credenciamento com clínicas especializadas.

Cada produtor cadastrado recebe uma parcela de inseminação por animal, que serve para suprir eventuais falhas ou perdas do sêmen pelas fêmeas. Fica a critério de cada produtor escolher qual o material genético que deseja implantar em seu plantel, bem como a clínica veterinária que melhor lhe convier.

Conforme a responsável pelo setor na Secretaria de Agricultura, Carolina Dutra, os interessados em receber o incentivo devem retirar um documento chamado exploração pecuária que deve ser retirado na Adapar, junto ao Sindicato Rural e, na sequência, comparecer na Secretária de Agricultura: “Convidamos os produtores interessados para fazer o recadastramento dos animais na prefeitura para que, na sequência, possamos dar continuidade no processo de contratação das clínicas”.

O diretor do departamento de Pecuária, Volnei Grade, afirma que esse programa proporciona animais cada vez melhores nas propriedades, o que resulta em mais leite na hora da ordenha: “Com o melhoramento genético, o produtor consegue um gado de mais qualidade e tão logo vacas que produzem mais”.

Palavra do produtor

A pecuarista Elenice Cecchin, com o marido e o filho, mantém um plantel de cerca de 20 vacas holandesas que são a principal fonte de renda da família. Segundo ela, o baixo preço do litro do leite e o aumento constante da ração são condições desfavoráveis para a atividade, mas, na contramão, o programa municipal de incentivo ao melhoramento genético se traduz em economia e qualidade dos animais: “Para nós, é muito importante receber o auxílio para a inseminação do rebanho, pois, se tivéssemos que pagar, seria mais um gasto, além de todos que nós já temos. Para nós, resta agradecer ao Município por isso”.