Saúde

Município envia Protocolo de Intenção para compra da vacina contra o novo coronavírus

O documento anuncia a pretensão de compra de 13 mil doses

Município envia Protocolo de Intenção para compra da vacina contra o novo coronavírus

O Instituto Butantan está direcionando toda a sua energia na vacina da covid-19 colocando em perspectiva uma das vacinas mais promissoras do mundo, fruto da associação com a empresa chinesa Sinovac. Em paralelo, está firmando parcerias com outras empresas e institutos de pesquisa, além das iniciativas próprias no desenvolvimento de vacinas.

Diante deste cenário, o Município de Santa Helena encaminhou um Protocolo de Intenção manifestando interesse na aquisição de doses a partir do momento em que for lançada uma fórmula que oferecerá segurança e eficácia na imunização da população.

“Estamos muito perto de termos a vacina e este documento coloca Santa Helena na fila de espera para que, assim que haja um imunobiológico aprovado pela Anvisa e o Governo Federal, possamos adquirir as doses com mais rapidez para imunização dos nossos cidadãos,” afirma a secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.
O documento anuncia a pretensão de compra de 13 mil doses o que num primeiro momento seria suficiente para a imunização de adultos e idosos, deixando para uma segunda etapa as crianças que não apresentam sintomas diante da doença.

O protocolo foi assinado pela secretária de Saúde e também pelo prefeito em exercício, Paulinho Vasatta que classifica como necessária a busca por esta imunização considerando que Município possui recursos para vacinar toda a população: “Possivelmente o instituto irá prestigiar primeiramente o Governo Federal, mas temos autonomia, enquanto Município, de adquirir a vacina e sairmos na frente nesta importante questão de saúde pública,” assegura o gestor.

Nesta terça-feira, lamentavelmente, Santa Helena amargou o 18º óbito em decorrência da covid-19, trata-se de um idoso de 90 anos de idade. Além deste índice, 52 pessoas estão infectadas pela doença e outras 103 aguardam o resultado dos testes.

“Ressaltamos à população que ainda não temos a vacina, mas que o Município deu o primeiro passo que é manifestar o interesse pela aquisição. Acreditamos que nos primeiros meses de 2021 teremos notícias positivas em relação a esta negociação,” finalizou a secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.