Cotidiano

Município e Sicredi firmam acordo de cooperação

Quatro Pontes – A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Quatro Pontes firmou acordo de cooperação do Programa A União Faz a Vida com a Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo – Fundação Sicredi.

O programa será implantado no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Cantinho Feliz, abrangendo o berçário ao maternal II e as professoras. A parceria visa colaborar para a educação integral das crianças por meio da educação cooperativa, com base em projetos para o desenvolvimento de princípios de cooperação e cidadania. Desse modo, o objetivo é contribuir com a qualidade do ensino público, estimulando nas crianças e nos adolescentes os princípios de cooperação e cidadania, por meio de valores como empreendedorismo, justiça, solidariedade, respeito à diversidade e diálogo para a tomada de decisão.

Além disso, o programa busca apoiar os educadores por meio de assessoria especializada, visando melhorar as práticas pedagógicas nas instituições de ensino, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no Município, bem como tem o intuito de sensibilizar a comunidade escolar (pais e comunidade em geral), visando ao desenvolvimento local e a práticas de apoio aos projetos desenvolvidos.

Metas

Além de formação e capacitação dos professores envolvidos e de assessoria pedagógica presencial, estão previstas mostra pedagógica e criação de grupo de estudo para promover discussões e reflexões sobre o ensino e as possibilidades de inovação metodológica na educação.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, o programa trará muitos benefícios para o Cmei. “Uma bagagem muito grande de formação continuada para os educadores infantis e várias informações importantes para serem aplicadas em sala de aula. Agradeço à Sicredi pela parceria firmada, pois o programa, sem dúvida, irá auxiliar na qualidade da educação do Cmei”, diz.

Outros projetos

O Cmei conta ainda com outros quatro projetos em desenvolvimento, como “Estimulação corporal” (berçário I), “5 sentidos” (berçário II), “Profissões” (maternal I) e “Flores e plantas” (maternal II).