Cotidiano

Município deve receber mais cinco profissionais pelo Mais Médicos

Atualmente, cidade conta com 15 profissionais vinculados ao programa

Cascavel – A segunda chamada de edital de reposição do Ministério da Saúde, publicada em julho, para 60 médicos brasileiros, permite que os profissionais iniciem as atividades nesta semana em 60 municípios. A região Sul do País recebe sete profissionais, sendo que Cascavel está entre as selecionadas nesta etapa do programa.

Em contato com a Secretaria de Saúde, a informação é de que o Município não sabe a quantidade de médicos que serão destinados ainda.

“Solicitamos 30 profissionais no ano passado e hoje contamos com 15. O Ministério da Saúde disponibiliza conforme o orçamento, cabendo a eles o contato e a apresentação dos médicos. Temos expectativa de contar com mais cinco até o mês de outubro”.

Até o momento, houve apenas uma desistência de uma médica do programa que agora atua como concursada da Prefeitura.

Segundo o Município, a prioridade de atuação dos médicos a serem apresentados é para as equipes Saúde da Família do Bairro 14 de Novembro, para as USFs (Unidades de Saúde da Família) do Presidente, que se encontra quase concluída, do Cidade Verde, e do Pioneiros Catarinenses. As equipes Saúde da Família hoje totalizam 36 em todo o município.

Os médicos que atuam pelo programa são todos especialistas em medicina da família e clínicos gerais e atuam nas USFs de Navegantes, Colmeia, Periollo, Parque Verde, Juvinópolis, Brazmadeira, Rio do Salto, Interlagos e São Francisco. Há nove brasileiros, quatro cubanos, um venezuelano e um haitiano.

O trabalho dos profissionais vinculados ao Mais Médicos tem o objetivo de ampliação da estratégia Saúde da Família no município, além de aumentar a atenção primária da saúde.

(Com informações de Marcelo Machado)