Saúde

Município de Toledo inicia hoje o reforço com doses da Janssen

A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde dos Jardins Panorama, Europa e Porto Alegre, além do Centro de Saúde

O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já  recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.
O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.

Toledo – A partir desta quarta-feira, dia 15 de dezembro, estarão sendo aplicadas as doses de reforço da vacina Janssen contra a Covid-19 de Toledo. A medida foi anunciada na segunda-feira (13) pela a Secretaria Municipal de Saúde. A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde dos Jardins Panorama, Europa e Porto Alegre, além do Centro de Saúde. A dispensação será realizada por agendamento, conforme horário de cada unidade e é preciso levar documentos pessoais com foto, carteira de vacinação e comprovante de endereço.

O diretor-geral da Secretaria de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, explicou que por se tratar de uma vacina que vem com cinco doses em cada frasco e que, após aberto, a validade é de apenas quatro horas, será realizado o agendamento desta vacina. Segundo ele, “a decisão visa otimizar a aplicação e ainda oportunizar que o principal público dessa campanha [motoristas do transporte de cargas e de passageiros] possam se programar para serem vacinados”.

A exceção para a dose de reforço para a vacina Janssen são mulheres gestantes e puérperas, nas quais está indicada a vacina da Pfizer. O intervalo mínimo de aplicação entre as doses é de dois meses e o máximo de seis meses. Já na próxima sexta-feira (17), das 13h às 19h, no Centro de Saúde, será feita a aplicação em livre demanda, sem a necessidade de agendamento prévio. As demais doses e vacinas seguem sua rotina normal.

A aplicação do reforço da Janssen segue as recomendações e orientações do Ministério da Saúde contidas na Nota Técnica 61/2021, da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid 19, publicada no dia 23 de novembro de 2021.

 

Foz convoca “atrasados”

Um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu aponta que 16.600 moradores não retornaram às unidades básicas de saúde para completar a imunização com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O balanço utiliza dados até o dia 6 de dezembro.
De acordo com o Programa Municipal de Imunização da cidade, 7.178 pessoas precisam receber a segunda dose da vacina AstraZeneca; 6.448 da Pfizer/Biontech e 2.974 da Coronavac/Butantan.

A orientação para quem ainda não recebeu a segunda dose da Pfizer ou AstraZeneca é buscar a unidade de saúde mais próxima de casa ou agendar a vacinação pelo site da Prefeitura https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/. Para a segunda dose da Coronavac, a unidade de referência é do Maracanã.
O levantamento feito pela Secretaria de Saúde também apontou que os jovens estão entre os mais faltosos com a segunda dose. São 3.138 pessoas de 20 a 24 anos que não retornaram às unidades de saúde; 2.845 jovens de 25 a 29 anos e 2.357 adultos de 30 a 34 que não receberam a segunda dose ainda. Em todo o Paraná, mais de 1,1 milhão de pessoas estão com a segunda dose em atraso.