Cotidiano

Município castra animais de famílias pobres

Nova Aurora – O Município de Nova Aurora, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e de Agricultura, lançaram nessa semana a Castração Social, destinados aos cachorros das famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.

Para ter acesso ao benefício é preciso ir até a Assistência Social portando documentos pessoais e comprovante de residência. "Nosso objetivo é diminuir o número de animais soltos na rua. Sabemos que há muitos animais sem donos da rua e sem a castração o número só se eleva, gerando assim até um problema social", afirmou o secretário de Agricultura, João Jamil Bernes.

Ainda segundo o Jamil, as pessoas precisam se dirigir à Assistência Social. "O primeiro passo é se dirigir à Assistência Social, com a documentação. Se estiver tudo certo, o munícipe será encaminhado à Clínica Veterinária, que foi escolhida por meio de licitação, em que a equipe fará uma análise do cachorro. Se estiver tudo certo, o responsável pelo animal receberá um encaminhamento para a clínica fazer o procedimento, que dura em torno de 30 minutos. Um processo bem simples", destacou Jamil.

O CadÚnico – ou Cadastro Único para Programas Sociais – é um sistema que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda agrupadas em um só lugar.

São famílias de baixa renda aquelas que renda total mensal é de até três salários mínimos. Por meio do CadÚnico, essas famílias têm a possibilidade de ingressarem em programas sociais promovidos pelo governo federal. "Quem é beneficiado com o Bolsa Família, por exemplo, já tem o Cadastro, então pode vir à secretaria com o cartão do bolsa que faremos a procura do número do CadÚnico. Importante destacar ainda que, mesmo tendo até três salários mínimos, se tiver registro de trabalho em carteira é preciso levá-lo", explicou a secretaria de Assistência Social, Ana Lúcia Bessani Santana.