Cotidiano

Município apresenta nova frota de caminhões da coleta de lixo

A ação faz parte do projeto Território Cidadão, implantado em 3 de fevereiro, pela prefeitura

Cascavel – Os moradores do bairro Cascavel Velho acompanharam ontem a entrega de 14 novos caminhões para a coleta de lixo orgânico e outros quatro para o recolhimento de materiais recicláveis, disponibilizados pela OT Ambiental, empresa responsável pelo serviço de limpeza pública. A ação faz parte do projeto Território Cidadão, implantado em 3 de fevereiro, pela prefeitura.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Juarez Berté, a nova frota de caminhões, que atende a partir de agora toda a cidade é um ganho a todos. “A recolha do lixo ocorrerá diariamente, conforme cronograma, inclusive atendendo os distritos. É uma ação necessária e que toda custeada pela empresa”, explica Berté.

Os antigos caminhões que faziam a recolha do lixo orgânico, segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, estavam em péssimas condições de uso. “O lixo acabava vazando e gerando ainda mais sujeira”, conta. “Com esta nova frota, vamos melhorar o serviço de coleta”, garante.

Números

Conforme o coordenador do Território Cidadão, Alcione Gomes, de 3 a 7 de fevereiro foram realizados 583 serviços de enfermagem, 251 atendimentos de odontologia, 87 consultas médicas, 111 exames de HIV/Aids/Sífilis/Hepatite C, além de 17 carteiras de trabalho expedidas, 150 oficinas culturais, 180 ações do ônibus da biblioteca, 240 projetos no lixoteca, 93 cortes de cabelo, 1.570 participantes nas ações esportivas, dois CNPJs abertos e mil pessoas atendidas na Cozinha Social.

Além disso, o Território Cidadão promove ações em combate à dengue. De acordo com Gomes, 3.508 casas foram vistoriadas (abertas aos agentes de endemias) e outros 1.643 imóveis que estavam fechados, mas que receberam a visita dos agentes.

Saúde

As ações de saúde no Território Cidadão foram intensificadas ontem com a chegada da carreta do Comboio da Saúde, que permanecerá no bairro para atendimentos e exames médicos, como o de colo de útero.