Policial

Município ainda não assinou convênio para curso da Guarda

Posse provisória aconteceu há quase dois meses e profissionais já estão recebendo salários

Cascavel – Quase dois meses após a posse provisória dos 52 guardas municipais aprovados em concurso público já se passaram e, até agora, não há previsão de quando o curso de formação vai começar.0

Desde a posse provisória, publicada no Diário Oficial do dia 29 de junho, os profissionais já estão recebendo seus salários, no valor aproximado de R$ 52 mil, o que tem gerado muita reclamação por parte dos guardas patrimoniais. Segundo um guarda que preferiu não se identificar, isso não é justo. “Eles estão recebendo para ficar em casa. Nada contra os concursados, mas acredito que o município deveria ter se programado para nomeá-los quando o convênio já tivesse firmado”.

Conforme o guarda, a lei que versa sobre as guardas municipais cita, inclusive, que o curso de formação não pode ser feito por forças militares. “Creio que seja esse o entrave para tanta confusão. Se tudo estivesse certo, se a PM pudesse fazer o curso sem nenhum empecilho, já teria começado”.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar questionando se a corporação seria a responsável pelo curso. Segundo o tenente-coronel Eudes Camilo da Cruz, comandante do 6º Batalhão, a princípio está tudo certo. “O convênio SESP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), Polícia Militar e Prefeitura de Cascavel está tramitando. Pelo que sabemos a PM realizará o curso para os guardas, só estamos aguardando as assinaturas das autoridades para discutirmos o início do curso”. Conforme o coronel, ainda não tem previsão de quando isso vai acontecer. “Mas acredito que não deve demorar muito tempo”.

O Paraná entrou em contato com a Prefeitura perguntando sobre a assinatura do convênio e, em nota, o secretário de administração Alisson Ramos da Luz, toda a documentação pertinente está em Curitiba, na Secretaria Estadual de Segurança Pública, inclusive a minuta do termo, aguardando autorização para início do curso.

Segundo ele, a município está “confiante de que na próxima semana ocorra a autorização”.

Sobre o pagamento dos guardas que estariam em casa sem trabalhar, aguardando a realização do curso, o secretário disse que o pagamento é uma obrigação legal do município.

Cabe ressaltar que o curso de formação dos guardas municipais terá duração de três meses. Caso comece em setembro, os profissionais só devem estar nas ruas em dezembro.