Esportes

Mundial de Clubes começa com teste de videoarbitragem

FBL-CONFED-WC-2018-RUS-DRAWO Mundial de Clubes, que começa nesta quinta-feira, às 8h30m (de Brasília), com o duelo entre Kashima Antlers e Auckland City, em Yokohama, “fará história com o uso de vídeo na arbitragem pela primeira vez numa competição da Fifa”, como destacou em comunicado a própria entidade nesta quarta-feira. “Será dado um passo gigantesco com o uso da tecnologia para desfazer dúvidas ao vivo. Os resultados dos testes foram úteis para determinar um procedimento seguro e confiável, ainda que possam ser feitos ajustes”, disse em nota o ex-craque holandês Marco Van Basten, diretor da Divisão Técnica da Fifa.

Os jogos serão acompanhados por assistentes de vídeo num centro de operações. O uso do vídeo permitirá aos árbitros tomar decisões “que podem mudar o rumo de uma partida”, assinalou a nota, tomando decisões importantes em jogadas de gols, pênaltis e aplicação de cartões. Ao longo de 2017, a Fifa tem previstos novos ensaios com a videoarbitragem.

No Mundial de Clubes, o Kashima representa o país-sede por ter conquistado o título japonês, no último sábado. Já o Auckland, da Nova Zelândia, é figurinha carimbada do Mundial: com oito participações em 12 edições, é o clube que mais vezes disputou o torneio. O vencedor do jogo garante vaga nas quartas de final, contra o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, para definir quem enfrentará na semi o Atlético Nacional, da Colômbia, vencedor da Libertadores. O Real Madrid estreia na outra semifinal, no dia 15. A decisão será no dia 18.

As mudanças não param no vídeo: em Londres, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, propôs um sistema de 16 grupos de três equipes cada um se a Copa do Mundo se expandir para 48 seleções, como ele deseja. Os membros do Comitê Executivo da Fifa receberam uma carta da entidade com cinco propostas para o formato do torneio a partir de 2026: duas opções com 48 equipes, duas com 40 e uma com o número atual, 32. Todos os países começariam em 16 grupos de três, com os dois primeiros colocados avançando para uma nova rodada. As 32 seleções jogariam um total de sete partidas, como ocorre atualmente.

O Comitê Executivo da Fifa se reunirá em janeiro para discutir o assunto.