Esportes

Mundial da Fifa: siga informações de Atlético Nacional 0 x 3 Kashima Antlers

“Representante” do futebol brasileiro no Mundial de Clubes, o Atlético Nacional de Medellín vai perdendo do Kashima Antlers, do Japão, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, por 3 a 0. O primeiro gol do time japonês nasceu de um pênalti assinalado graças ao uso da tecnologia de vídeo, pela primeira vez adotada numa competição oficial da Fifa. A partida está nos instantes finais.

TEMPO REAL: Acompanhe a descrição dos lances do jogo

O lance polêmico foi aos 29 minutos da etapa inicial. Após cruzamento na área do Nacional, o colombiano Mosquera derrubou o japonês Daigo. Foi meio sem querer, mas cometeu a falta. O jogo, porém, seguiu. Até que 45 segundos depois, alertado pela comunicação por áudio, o árbitro interrompeu a partida e foi à beira do campo conferir a jogada no monitor. Após assistir ao vídeo, apontou a marcação do pênalti.

USO DE VÍDEO: Entenda o que prevê a regra do futebol sobre a novidade

Para aumentar ainda mais a discussão, no momento de a bola ser levantada na área do Nacional, Daigo estava em posição irregular, o que não foi percebido pelo assistente nem também assinalado pelo árbitro após ver a repetição do lance no vídeo.

O meia Doi bateu o pênalti com categoria e fez 1 a 0 para o Kashima, aos 32 minutos.

63317416_Football Soccer - Atletico Nacional v Kashima Antlers - FIFA Club World Cup Semi Final - Su.jpg

O placar elástico a favor do Kashima não diz o que foi o jogo. Na maior parte do tempo o domínio foi do Atlético Nacional, que, no entanto, pecou muito nas finalizações. No segundo tempo, o time colombiano, em desvantagem de 1 a 0, partiu para cima, mas acabou cansando. A pressão diminuiu bastante a partir dos 25 minutos. E a equipe japonesa cresceu, tornando-se mortal nos contra-ataques. Em dois deles, aos 37 e 39 minutos, dois gols.

O primeiro tempo foi simplesmente espetacular, com lances de perigo para os dois times, especialmente o colombiano. O Nacional de Medellín teve várias oportunidades de marcar, mas parou no ótima atuação do goleiro Sogahata e, duas vezes, na trave. Num dos lances de maior emoção, Mosquera chutou no travessão e, no rebote, Berrío bateu de primeira, mas o zagueiro Sojo salvou de cabeça, em cima da linha.

HOMENAGEM À CHAPE

Antes do jogo houve homenagem às vítimas da tragédia da Chapecoense. Os jogadores das duas equipes fizeram um minuto de silêncio, posicionados no círculo do meio de campo.

Campeão da Libertadores de 2016, o time colombiano teria sido o adversário da Chapecoense na final da Copa Sul-Americana e foi quem pediu à Conmebol que reconhecesse o clube de Santa Catarina como campeão do torneio. A onda de solidariedade e carinho na Colômbia, em razão do acidente que matou 71 pessoas no Cerro Gordo, perto de Medellín, aproximou a torcida brasileira do Atlético Nacional.