Cotidiano

Multivacinação já imunizou três mil crianças

Sem meta estipulada pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação se encerra na próxima sexta-feira

Cascavel – Sem meta estipulada pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação se encerra na próxima sexta-feira. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o sábado, Dia D, 3.255 crianças compareceram às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) para verificar se havia alguma vacina pendente. Desse total, 89,3% foram imunizadas.

Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Elizabeth Nagi, as vacinas estão disponíveis o ano todo. “Muitos pais gostaram de ter um sábado específico para isso, mas é importante dizer que são as vacinas de rotina”.

Conforme Beth, compareceram às unidades de saúde 859 crianças e adolescentes com idade de 9 até 15 anos incompletos, sendo que 829 foram vacinadas. “Quanto às crianças menores de cinco anos, 2.396 delas, checaram a Carteira de Vacinação e 2.079 tomaram alguma dose”.

A enfermeira ressalta a importância da atualização da carteirinha. “Esse é um documento oficial que acompanha a pessoa ao longo de sua vida. Por isso é necessário que os pais mantenham-na atualizada”.

Ao todo, 14 vacinas estão sendo ofertadas gratuitamente: HPV, dupla adulto (difteria e tétano), DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela, hepatite A, meningocócica C, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B), pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP (poliomielite injetável), VOP (poliomielite oral), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).