Variedades

Múltiplo Leminski chega a Cascavel

Maior exposição sobre o escritor e poeta paranaense Paulo Leminski chega a região Oeste do Paraná juntamente com um Pocket-show com suas músicas

Múltiplo Leminski chega a Cascavel

Exposição sobre a vida do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski, chega a Cascavel no Museu de Arte de Cascavel, após uma temporada de sucesso em Ponta Grossa, no Museu dos Campos Gerais. A mostra Múltiplo Leminski é resultado da catalogação da obra completa do artista e ficará em cartaz na cidade de 8 de fevereiro a 15 de abril.

 

A obra de Paulo Leminski é extensa e abrange não só a literatura, mas outras linguagens artísticas. Na mostra estão mais de mil objetos que pertencem ao acervo da família, como a máquina de escrever, livros, cartas, poesias escritas em guardanapos, vídeos e capas de LPs. “A exposição mostra todas as facetas e, em cada uma das áreas em que ele atuou, a gente reuniu o melhor. A seleção não foi fácil, mas é importante ter uma amostragem de qualidade de cada uma das áreas. O resultado é que dentro do conjunto, a gente consegue representar bem, mostrar toda a capacidade dele em cada uma das produções”, afirma Aurea Leminski.

 

Além da mostra, no dia 09 de fevereiro acontece uma visita guiada com as curadoras, Alice Ruiz, Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski, às 11h no MAC e às 20h no Teatro Municipal Sefrin Filho ocorre o Pocket-show: “Leminskanções” com Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz no Teatro Municipal Sefrin Filho com entrada franca.

 

A mostra Múltiplo Leminski, no Museu de Arte de Cascavel segue todos os protocolos contra a Covid-19 e exige o uso de máscara, álcool gel e é necessário manter o distanciamento social durante a visitação.

 

Retomada

 

Desde 2012, a mostra tem sido realizada de forma itinerante pelas principais capitais do país, abrindo a temporada 2022 em Cascavel, em sua décima segunda montagem no Brasil. A exposição também esteve recentemente em Lisboa, Portugal. O projeto é realizado com o incentivo do Governo do Estado do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), com apoio da Copel, da Município de Cascavel por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu de Arte de Cascavel e apoio cultural do Bar e Restaurante Jaydin do Édenn.

 

O Museu de Arte de Cascavel

 

O Museu de Arte de Cascavel – MAC completa 26 anos em 22 é fica localizado na Rua Mato Grosso 2909 – Centro – Cascavel -PR, no pavimento térreo do Edifício Paço das Artes.

O MAC terá seu horário de atendimento alterado para melhor servir a população, lembrando sempre que a entrada é gratuita. Veja os novos horários de atendimento do museu:

– Segunda-feira – fechado;

– Terça a quinta-feira das 10h às 18h;

– Sexta-feira das 13h às 21h;

– Sábados e Domingos 11h às 16h30.

 

O MAC realiza visitas mediadas e ação educativa para grupos e escolas, sendo necessário agendamento prévio pelo telefone 39021370 – ramal 3361.

 

Serviço

Abertura

Data: 08 de fevereiro

Horário: 20h

Local: Museu de Arte de Cascavel – Rua Mato Grosso, 2909

 

Visita Guiada

Data: 09 de fevereiro

Horário: 11h

 

Pocket Show Leminskanções

Data: 09 de fevereiro

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho

 

Mostra Múltiplo Leminski

De 08 de fevereiro a 15 de abril

 

Horário de funcionamento do Museu:

de terça a sexta-feira das 9h às 17h30

Sábado e Domingo das 11h às 16h30

Local: Museu de Arte de Cascavel – Rua Mato Grosso, 2909

 

Fotos Rafael Schoenherr/Divulgação

Secom