Cotidiano

Mulheres debatem inserção em comitês de suas cidades

Mulheres empresárias e executivas de cidades da região Oeste acabam de participar de encontro na Acit em Toledo. Um dos pontos marcantes da reunião foi debater meios de maior inserção da mulher em órgãos que refletem e contribuem para o desenvolvimento econômico dos municípios. Elisangela Rosa, do Sebrae, falou sobre o Comitê Territorial de Pequenos Negócios, estrutura constituída com a missão de ser um ambiente de debates, organização e planejamento de ações territoriais com foco na Lei Geral das Micros e das Pequenas Empresas.

A participação das mulheres nos comitês locais é importante não apenas para discutir, mas para tirar ideias que serão levadas a uma instância regional, de onde surgirão diretrizes a todo o Oeste do Paraná. Elisangela informou que o Ponto de Atendimento do Sebrae, que já opera em algumas associações comerciais da região, têm a agenda com as datas dos encontros dos comitês. A presidente da Caciopar Mulher, Justina Metzner, reconheceu que o envolvimento da mulher em debates de interesse local é um passaporte para integrá-la ainda mais aos contextos sociais e econômicos do território.

Ações

Justina deu detalhes também de agenda de ações e atividades da Caciopar Mulher. Um dos compromissos é uma visita técnica à Prati e Donaduzzi, em Toledo, agendada para 21 de julho. As confirmações para integrar a comitiva devem ser feitas até o dia 21 de junho. “Também estamos envolvidas na realização do 4º Congresso da Caciopar, agendado para 29 de setembro, em Cascavel”, diz a presidente. Uma das atividades na ocasião será palestra com Helda Elaine, dirigida em especial a empresárias e a empreendedoras do Oeste.

Inscrições a prêmios até 15 de julho

As diretoras também atuam na preparação da segunda edição do Prêmio Caciopar Mulher Empreendedora, que revelará a grande campeã regional durante o Congresso do fim de setembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas (no site da Caciopar no www.caciopar.org.br, (menu Caciopar Mulher) até o dia 15 de julho. No mês seguinte ao Congresso, as mulheres serão envolvidas nas atividades do Outubro Rosa, que terá programação regional para alertar sobre a prevenção ao câncer. De 22 a 24 de novembro, empresárias integrarão caravana que fará viagem técnica ao Parque Tecnológico de Florianópolis. Elas também visitarão a Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina e uma entidade empresarial que é referência no Estado.