Cotidiano

Mulheres consomem bebidas alcoólicas tanto quanto os homens

F10_neg_provaCega248_171114.JPG-910.jpg

RIO ? As mulheres estão alcançando os homens em termos de consumo de bebidas alcoólicas, revela estudo publicado nesta terça-feira no periódico ?BMJ Open?. A tendência, mais evidente entre jovens adultos, pode ser vista pelo lado da liberação feminina, que hoje tem acesso a espaços antes restritos aos homens, mas os médicos alertam que os problemas de saúde relacionados com o álcool também acompanham esse movimento.

?O uso de álcool e as desordens relacionadas historicamente foram vistas como um fenômeno masculino?, dizem os pesquisadores. ?Este estudo coloca esta afirmativa em questão e sugere que mulheres jovens devem se tornar alvo de esforços para reduzir o impacto dessa substância e os danos relacionados?.

Historicamente, o consumo de álcool entre os homens sempre foi maior que entre as mulheres, com alguns números indicando uma diferença de até 12 vezes. Na pesquisa atual, os cientistas analisaram dados de 68 estudos internacionais publicados entre 1980 e 2014, que somam mais de 3 milhões de entrevistados, representando pessoas nascidas entre 1891 e 2000.

Eles foram agrupados em três grandes categorias: que fazem uso do álcool, com informações sobre quantidades e frequência; uso problemático, que indica o excesso no consumo; e a prevalência de danos associados.

Entre homens nascidos entre 1891 e 1910, o consumo de álcool em relação às mulheres da mesma geração foi 2,2 vezes maior, mas entre os nascidos entre 1991 e 2000, a relação é de apenas 1.1.

O mesmo padrão foi visto sobre o uso problemático, onde as disparidades de gênero caíram de 3 para 1.2; e para os danos associados, com a relação caindo de 3.6 para 1.3.

Os pesquisadores destacam que o cálculo não foi desenhado para perceber se a paridade foi alcançada pelo aumento do consumo entre as mulheres ou por uma queda entre os homens. Contudo, 42 dos 68 estudos analisados possuem evidências de que a convergência acontece pelo aumento do consumo feminino.