Cotidiano

Mulher que recebeu transplante de útero terá segundo filho

grávida.jpg

RIO ? Uma das primeiras mulheres a receber um transplante de útero está esperando seu segundo filho. O anúncio foi realizado esta terça-feira pelo professor Mats Brännström, que comandou a operação pioneira na Suécia em 2014.

Transplante

Médicos britânicos já haviam autorizado a realização dos primeiros dez transplantes de útero no país. Eles pretendem transplantar o órgão de doadoras que tiveram morte cerebral.

Na clínica de Brännström, na Suécia, a maioria das nove mulheres que se submeteram ao transplante receberam úteros doados por suas próprias mães.

? Temos grande admiração por todos os doadores de órgãos e pelas senhores que se voluntariaram para esta cirurgia inovadora ? elogia Richard Smith, que lidera o Programa de Pesquisas de Transplante Uterino do Reino Unido, Richard Smith. ? A infertilidade uterina é grande e este problema afeta dezenas de milhares de mulheres no país. O sucesso da equipe sueca mostra que pelo menos algumas dessas mulheres conseguirão ter suas crianças, enquanto antes não havia qualquer esperança.

Milhares de mulheres britânicas nasceram sem o útero saudável ou tiveram que removê-lo devido a doenças graves como o câncer.