Cotidiano

Mulher faz festa com amigos antes de eutanásia

SAN DIEGO, Califórnia – No começo de julho, Betsy Davis mandou convites por e-mail para seus amigos mais próximos e parentes para convidá-los para uma festa de dois dias, dizendo: “As circunstâncias são completamente diferentes de qualquer festa que vocês foram antes: esta vai exigir resistência emocional, foco e mente aberta”.

E apenas uma regra: ninguém podia chorar na frente dela.

A artista de 41 anos tinha esclerose lateral amiotrófica (ELA, também conhecida como “a doença do balde de gelo” devido ao meme da campanha por fundos para pesquisa). Tinha, porque a reunião era para dizer adeus antes de se tornar uma das primeiras pessoas a utilizar a nova lei da Califórnia que permite que pacientes terminais recebam doses fatais de drogas, injetadas por um médico.

“Para mim e todos os outros que foram convidados, foi muito difícil pensar nisso, mas não havia chance de não ir, não era uma questão não estar lá por ela”, conta o amigo Niels Alpert, um cinematografo de Nova York.

“A ideia era ir e passar um lindo fim de semana que culmina num suicídio. Isso não é algo normal, não é algo normal do dia a dia. Em meio a diversão, sorrisos, risadas, tinha um pano de fundo, um clima de que sabíamos o que viria”, diz ele.

Betsy planejou uma agenda detalhada para o encontro do fim de semana de 23 e 24 de julho, inclusive as horas precisas em que entraria em coma e dividiu esses planos com seus convidados nos convites.

Mais de 30 pessoas foram à festa numa casa com uma varanda contornando toda a construção, na pitoresca cidade de Ojai, nas montanhas do Sul da Califórnia. Elas vieram de Chicago, de Nova York e de toda a Califórnia.

Uma mulher trouxe um violoncelo. Um homem tocou gaita. Houve drinques, pizza do restaurante favorito da anfitriã e uma exibição de “A Dança da Realidade”, do diretor chileno Alejandro Jodorowsky, um dos filmes favoritos dela.

Com o fim de semana se aproximando do fim, os amigos a beijaram e se despediram, se juntaram para um foto e foram embora. Betsy foi empurrada na cadeira de rodas para uma cama numa colina próxima, onde tomou uma combinação de morfina, pentobarbital e hidrato de cloral.

'Claro que foi duro'

Kelly Davis, irmã de Betsy, diz que amou a ideia dela para a festa, que Betsy chamava de “um renascimento”.

“Claro que foi difícil para mim. Ainda é difícil para mim. O pior era ter que sair da sala de vez em quando, porque eu ia começar a chorar. Mas as pessoas entenderam. Elas entenderam o quanto ela estava sofrendo e que ela estava bem com o que estava fazendo. Eles respeitaram isso e sabiam que ela queria que fosse uma ocasião feliz”, diz ela.

Betsy deu fim a sua vida pouco mais de um mês após começar a valer na Califórnia uma lei que permite que pacientes de doenças terminais optem pela eutanásia. Outros quatro estados americanos tem leis semelhantes.

Críticos da lei na Califórnia fizeram lobby contra a sua aprovação, dizendo “apressar a morte” era moralmente errado, que isso deixa pacientes terminais em risco, já que poderiam ser coagidos por parentes, e também que poderia se tornar uma escolha para pessoas sem seguro de saúde e com medo de deixar altas contas médicas para a família.

Foi embora vendo o pôr do Sol

Betsy passou meses planejando sua morte, e segundo ela, se sentindo empoderada fazendo isso, especialmente após passar os últimos três anos perdendo o controle do seu corpo pedaço por pedaço. Já não consegui pintar, muito menos fazer performances. Não conseguia escovar os dentes ou se coçar. Seus acompanhantes tinham que traduzir sua fala arrastada para os outros.

Na festa, velhos amigos se reconectaram e Betsy entrava e saía das várias salas em sua cadeira de rodas elétrica. Em um momento, ela chamou amigos para seu quarto para vestirem roupas que ela tinha escolhido para eles, eles vestiram, para risadas gerais.

Convidados também receberam “souvenires da Betsy”, uma pintura, produto de beleza ou outra lembrança. Cada um tinha uma notinha explicando seu significado.

Usando um quimono japonês que comprou numa “lista de coisas para fazer antes de morrer” logo após ser diagnosticada, em 2013, Betsy viu seu último pôr do Sol e tomou os medicamento às 18h45m ao lado de seu médico, acompanhante, massagista e sua irmã, segurando sua mão. Quatro horas depois, morreu.

Seus amigos se reunirão em junho do ano que vem, no seu aniversário, para espalhar suas cinzas.