Cotidiano

Mulher desenha vestido com comentários que recebeu sobre sua aparência

lucy-ridges-jojo-lowres16.jpg

RIO ? Como forma de protesto aos comentários feitos em relação à sua aparência, a designer britânica Jojo Oldham desenhou um vestido estampado com as inúmeras cantadas grosseiras, e elogios, que recebeu ao longo dos seus 31 anos. Ao vestir, literalmente, as percepções de outros sobre o seu corpo, Jojo afasta para longe os ?pensamentos negativos?.

? Desde quando as pessoas começaram a comentar sobre a minha aparência ? então, desde os 6 anos, aproximadamente ?, esses comentários ficam presos comigo e aparecem em minha mente quando estou me vestindo ou quando avisto qualquer pedaço de mim que eles estavam comentando ? explicou a designer, ao site Mashable.

Em texto publicado em seu blog, Jojo explica que não se trata de um ataque contra ninguém, mas destaca algumas memórias marcantes, como aos 8 anos quando foi chamada de ?gorda? ao se fantasiar de um personagem de um livro infantil criticada por não se parecer com um personagem de um livro infantil; ou aos 11, quando colegas fizeram comentários sobre seus ?braços grandes?.

?Eu alcancei um ponto na minha vida onde eu finalmente me sinto em paz com o meu corpo?, escreveu Jojo. ?Eu respeito o meu corpo e cuido dele. Eu parei de tratar o exercício como uma forma de intimidá-lo a se encaixar em moldes que ele nunca alcançará. Agora, eu faço exercícios em celebração a ele, não batalhando contra?.

download.jpg

Com a consciência tranquila, ela se sentiu, enfim, livre para mostrar ao mundo, de maneira sincera, como o mundo olha para ela. Grande parte dos comentários são grosseiros e negativos, mas também há elogios.

O projeto para o vestido começou por acaso, com os comentários escritos num pedaço de papel. Então, ela percebeu que seria melhor criar algo que ela pudesse vestir. Então, comprou um vestido em branco e começou a pintar.

?Por que somos tão obcecados em como nossos corpos se parecem, em vez de nos maravilharmos com eles??, questiona Jojo.