Cotidiano

Mulher com síndrome rara faz desabafo após virar meme: 'Espalhe amor'

lizzie.jpg

RIO – A pessoa por trás de um meme viralizado com o seu rosto resolveu falar. E, no caso, o “alvo” da piada da vez foi a americana Lizzie Velasquez, de 27 anos, que se tornou uma palestrante motivacional após ter sido classificada como a “Mulher mais feia do mundo” em um vídeo no YouTube, em 2006. Ela tem uma doença rara que a impede de acumular gordura no corpo, além de ter sido diagnosticada com a síndrome de Marfan. No meme que circulou na internet nos últimos dias, uma foto sua ao lado de uma árvore vem acompanhada da frase: “Michael disse que ele iria me encontrar atrás dessa árvore para nos divertirmos um pouco. Ele está atrasado, alguém poderia marcá-lo nessa foto e dizer que estou esperando?”

No último domingo, Lizzie resolveu falar sobre o meme. Ela escreveu um depoimento do Facebook, em que lembra que, por trás dos anônimos que viralizam em imagens na internet, há pessoas cujas vidas podem ser totalmente alteradas com estas “brincadeiras”.

“Eu vi um monte de memes como este no Facebook recentemente (…) Pessoas inocentes que estão sendo colocadas nestes memes estão provavelmente até tarde olhando o Facebook e sentindo algo que eu não desejaria ao meu pior inimigo. Não importa a nossa aparência ou o nosso tamanho, no final do dia somos todos humanos”, lembra a americana.

Em seguida, Lizzie faz um pedido: “Peço que tenha isto em mente na próxima vez que você ver um meme viral com algum estranho aleatório. Neste momento, você pode achar isto hilário, mas o ser humano na foto está sentindo exatamente o oposto. Espalhe amor, e não palavras dolorosas na sua tela”, termina.

Com mais de 145 mil seguidores no Facebook, Lizzie já escreveu três livros e ficou conhecida ao redor do mundo após dar uma palestra no TedxAustin Women Talk, com o título “Como você mesmo se define”. Lizzie vem reforçando, em suas falas ao redor do mundo, a importância da beleza interior e do autoconhecimento.