Cotidiano

Mujica diz que Maduro está ?louco como uma cabra?

2013 610985808-Uruguay Venezuela_20130508.jpg

WASHINGTON ? Após o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, acusar nesta quarta-feira o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de ser um ?traidor? e alertar que ele se transformará em um ?ditadorzinho? se impedir o referendo revogatório levado adiante pela oposição contra seu mandato, o ex-presidente uruguaio José Mujica interveio. Após uma série de declarações agressivas de Maduro ao ex-chanceler uruguaio, Mujica disse que o mandatário “está louco como uma cabra” pelas sucessivas acusações. Vene

?Negar a consulta ao povo, negar a ele a possibilidade de decidir, te transforma em mais um ditadorzinho, como os tantos que o continente teve?, escreveu Almagro em uma severa carta aberta.

Extrapolando seu reservado estilo diplomático, o líder do órgão regional não poupou palavras ofensivas a Maduro, chamando-o ainda de mentiroso.

?Não sou agente da (agência de inteligência americana) CIA. E sua mentira, mesmo que seja repetida mil vezes, nunca será verdade?, afirmou Almagro, para depois acrescentar: ?Presidente, você trai seu povo e sua suposta ideologia com suas diatribes sem conteúdo, é traidor da ética da política com suas mentiras e trai o princípio mais sagrado da política, que é se submeter ao escrutínio de seu povo?.

A oposição venezuelana impulsiona a realização de um referendo revogatório neste ano contra Maduro que, por sua vez, considerou inviável a iniciativa, e decretou um estado de exceção que concede amplos poderes ao governo.

O secretário-geral da OEA convocou Maduro a libertar os dirigentes opositores presos e a devolver o ?legítimo poder? ao Parlamento ? controlado pela oposição ?, despojado de várias de suas atribuições por um mandato da Suprema Corte.

?Que ninguém cometa o desatino de dar um golpe de Estado contra você, mas que você tampouco não dê. É seu dever. Você tem um imperativo de decência pública de fazer o referendo revogatório em 2016?, indicou Almagro.

Almagro disse “já não considerar que a diplomacia possa ajudar a solucionar a crise do país. Ele ainda pediu que Maduro “devolva a riqueza e a justiça ao povo”, dentre as quais a liberdade dos presos políticos que “continuam atrás das grades por suas ideias”.

“Senhor Almagro, cada vez que declara e destila seu ódio contra a Venezuela e suas autoridades legítimas, o senhor forma parte da escória imperial”, disse a ministra de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, pelo Twitter. “A Almagro não cabe a palavra ‘povo’ na boca”, porque ele só repete livretos que ditam a ele seu senhores imperiais. O senhor jamais dará ordens à Venezuela.”

Mujica entrou na briga e defendeu Almagro, seu ex-chanceler durante o período em que o hoje senador governou o país.

? Todo mundo está louco na Venezuela. Almagro não é nenhum traidor, não tem qualquer vínculo com a CIA. Tenho um grande respeito por Maduro, mas isso não me impede de lhe dizer que está maluco. Maduro está louco como uma cabra.

201605171553007139_RTS.jpg

As forças de segurança prenderam sete pessoas e dispararam gás lacrimogêneo contra manifestantes nesta quarta-feira, em uma nova marcha da oposição. Pessoas que foram ás ruas também denunciaram ataques de grupos paramilitares ligados ao chavismo. É o primeiro protesto sob um estado de exceção no país, com o qual o presidente pretende bloquear as tentativas de convocar um referendo para tirá-lo do poder. Venezuelanos nas ruas contra Maduro