Cotidiano

Muito além das olheiras, falta de sono envelhece

Ter uma boa noite de sono às vezes parece um privilégio distante para a maioria. O estresse, a correria do dia a dia, enfim, tudo parece contribuir para a insônia ou poucas horas de sono. “A privação de sono, além dos prejuízos cognitivos, da diminuição da imunidade e do aumento do risco cardiovascular, também é maléfica para a pele. Isso acontece porque dormir bem é essencial para produção de diversos hormônios que funcionam como uma defesa antioxidante natural contra os radicais livres, que causam envelhecimento cutâneo. Então, além das olheiras, dormir mal deixa a pele mais susceptível ao aparecimento precoce das linhas, rugas, manchas e flacidez”, afirma a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

De acordo com a médica, no corpo, o tempo todo, os mecanismos de reparo não cessam, mas durante o sono noturno eles são mais eficientes, pois a frequência cardíaca, a secreção do cortisol e a adrenalina diminuem. “Então o organismo trabalha de forma mais amena e a reparação, o anabolismo muscular e a síntese de colágeno são maiores durante a noite”.

A falta de sono, explica a dermatologista, diminui todo o metabolismo do ciclo circadiano, sono e vigília, o que compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e a regeneração durante o período noturno quando o metabolismo está na sua atividade basal. “Então isso afeta a produção natural de melatonina, glutationa, superoxido dismutase e catalase, sendo que todos fazem parte da defesa antirradical primária do nosso organismo. Além disso, ocorre também alteração na produção do hormônio de crescimento IGF1 que regula a insulina – evitando com que altos índices de níveis glicêmicos envelheçam nosso tecido e provoquem inflamação”.

Varredura

A dermatologista explica que, como sol, poluição e outros agentes agressores geram reações químicas incompletas na pele (radicais livres), é durante a noite, no sono, que ocorre a varredura desses radicais livres. “Mas isso, evidentemente, só vai acontecer se o corpo puder descansar”, afirma.

Segundo a National Sleep Foundation, pessoas de 18 a 64 anos devem dormir de sete a nove horas por dia como um período recomendável, e seis horas como um período aceitável.

Posição de dormir

Um dos pontos importantes com relação ao sono diz respeito à posição de dormir: “O fato de dormir com o rosto virado 100% para o travesseiro, ou sempre de um dos lados, vai formando rugas de dinâmica importantes, e que muitas vezes nos faz envelhecer mais assimetricamente com demarcações mais profundas dos sulcos, das linhas e das rugas”. E o ideal é dormir sempre de barriga para cima ou de lado. “Essas são as recomendações de forma geral”, orienta a médica.

Sim, dormir faz bem para a pele; mas pode ficar melhor

O sono é essencial para a saúde, assim como para a beleza. O período noturno é de reparação celular completa e isso traz benefícios para a pele – desde que você siga a boa recomendação das seis ou oito horas de sono. Mas é possível maximizar esse efeito e ter bons resultados para uma pele mais viçosa, hidratada e luminosa, como explica o pesquisador em cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. “Seguir uma rotina de beleza, com os cremes e ingredientes mais indicados, colabora para potencializar o efeito reparador noturno, colaborando para efeito anti-idade”, acrescenta. O especialista montou uma lista de seis dicas para seguir e aproveitar ao máximo o “sono da beleza”:

Sabonete com benefícios – Ir para a cama com um rosto limpo, sem maquiagem, é o primeiro e mais importante modo de tratar da pele. Mas atenção: escolha um sabonete compatível com sua pele também. Alguns sabonetes já têm o rótulo de antipoluição.

Esfolie a pele – A esfoliação retira células mortas da superfície e isso é ótimo. Além do efeito de limpeza, há um estímulo à renovação celular e a esfoliação ajuda a deixar o caminho livre para os cremes de tratamento que vêm na sequência. Mas cuidado com os grânulos esfoliantes maiores: prefira os ultrafinos, como os da seda do arroz, e adicione à fórmula ingredientes calmantes como aveia coloidal.

Use um sérum poderoso – Fácil imaginar por que o sérum é o queridinho do momento: o líquido viscoso atua de forma mais concentrada na pele, tem rápida absorção e traz revitalização em pequenas gostas. O produto pode reduzir a profundidade das rugas, ter ação antioxidante, hidratante, desglicante (combatendo os malefícios do açúcar na pele, tudo isso a depender dos ativos utilizados. Uma boa fórmula combina vários ingredientes para atuar em sinergia. As novidades em ativos? Collrepair (desglicante), Celligent (antioxidante), Liftonin (redutor de rugas) e Hyaxel (hidratante).

Hidrate a pele – Se o sérum já secou, é hora de aplicar o creme rico em ingredientes hidratantes e nutritivos. Há várias substâncias no mercado que agem hidratando a pele, como o ácido hialurônico, a glicerina, o pantenol e Niacinamide PC, que melhora a função de barreira da pele.

Fronhas de seda no travesseiro – Parece extravagante, mas a fronha de seda é mais suave na pele porque, ao contrário do algodão, a seda não “suga” a umidade da pele e do cabelo, além de evitar estranhas dobras em seu rosto.

Outras dicas – De duas a três vezes por semana, ou conforme orientação médica, um creme com retinol e climbazol pode oferecer maiores benefícios anti-idade. O retinol tem a capacidade de melhorar o turn-over (renovação) celular, fazendo com que as células cheguem mais oxigenadas à superfície. O climbazol em associação potencializa a ação dos retinoides, segundo estudos. As máscaras de biocelulose podem ser aplicadas duas vezes por semana, com vários benefícios de acordo com o ingrediente escolhido.