Esportes

Mudanças não funcionam e Flamengo perde para o Grêmio por 1 a 0

26571839094_273cee23bc_k.jpg

Ficou claro na derrota para o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, que falta ao Flamengo um fio condutor. As surpresas do interino Jayme de Almeida na escalação, ainda que dessem aparência de competitividade a princípio, não corrigiram nem os problemas de criação no ataque, nem os conhecidos buracos na defesa.

Já que mudar por mudar não resolveu as deficiências, o Flamengo entra em uma semana de autoavaliação. O presidente Eduardo Bandeira de Mello, chefe de delegação da seleção brasileira na Copa América, adiou sua viagem aos EUA para quinta-feira. Até lá, decide o futuro do diretor-executivo Rodrigo Caetano, que balança no cargo, e espera ter novidades sobre a saúde do treinador Muricy Ramalho, ainda sem previsão de volta.

? Não posso me afastar nesse momento. Só viajo depois de concretizar as mudanças no departamento de futebol. Não posso falar em nomes agora, seria uma indelicadeza ? afirmou Bandeira ao ?Globoesporte.com? antes da partida.

GUERRERO PERDE CHANCE INCRÍVEL

Quem visse apenas os melhores momentos poderia acreditar em um primeiro tempo parelho. Pelo Grêmio, a dupla Edilson e Giuliano deu trabalho em três investidas pela direita, sempre nas costas de Jorge. Paulo Victor saiu bem do gol em duas e viu a bola raspar a trave em outra.

FLA 22 maio

O Flamengo teve sua melhor chance aos 34, quando um cruzamento de Rodinei encontrou Guerrero livre na pequena área. O peruano errou o tempo do salto e mandou por cima da baliza. Depois, aos 40, o lateral-direito quis resolver sozinho e desperdiçou ótimo contra-ataque com um chute de longe que subiu demais.

Embora chegasse ao ataque, o Flamengo pecava pela desorganização. O problema, em parte, se explica por ser um time ainda em busca da melhor formação. Contra o Grêmio, o interino Jayme de Almeida optou por Marcio Araújo e Gabriel nos lugares dos habituais titulares Willian Arão e Mancuello, dois jogadores que vinham mostrando boa produtividade e são peças importantes no esquema de Muricy.

É prerrogativa do treinador mudar o time titular de acordo com as dificuldades trazidas pelo adversário. Jayme tentou proteger mais a defesa, ter uma saída rápida para o ataque e dar liberdade a Alan Patrick, que pôde flutuar pela intermediária ofensiva. As surpresas, no entanto, tiveram um efeito colateral: os próprios jogadores não pareciam muito familiarizados à formação e, por isso, hesitavam com a bola nos pés.

ZAGUEIRO FRED MARCA DE CABEÇA PARA O GRÊMIO

No Grêmio, por outro lado, as constantes trocas de posição do trio ofensivo Giuliano, Luan e Bolaños funcionavam perfeitamente porque seguiam a filosofia de jogo que o técnico Roger Machado, no cargo desde o início do último Brasileiro, já teve tempo para implementar e consolidar.

O time gaúcho voltou do intervalo com o veloz Everton no lugar do centroavante Bobô, reorganizando totalmente o ataque. Luan virou falso nove e surpreendeu a zaga do Flamengo duas vezes antes dos 5 minutos, recebendo na cara do gol e obrigando Paulo Victor a trabalhar. O gol virou questão de tempo: aos 8, em cobrança de escanteio, o zagueiro Fred subiu mais que todo mundo cabeceou no canto, sem chance para o goleiro.

27082594542_b5fcecc924_k.jpg

Depois do gol, Jayme decidiu voltar a um 4-3-3 semelhante ao que Muricy vinha tentando implantar, lançando Ederson pela esquerda e Cirino pela direita. O lance mais perigoso só veio aos 45 do segundo tempo, mais à base do coração que da organização: Alan Patrick ganhou disputa na linha de fundo, chutou prensado e Marcelo Grohe quase levou um frango de almanaque, entre as pernas, sendo salvo pela trave. O Grêmio também acertou a trave, mas em lance trabalhado: Pedro Rocha foi lançado nas costas da zaga, driblou Paulo Victor e só pecou na finalização, com o gol aberto.

? Não estamos fazendo por merecer. Todos temos que assumir a responsabilidade de que podemos fazer mais. É um momento dificil, estamos devendo muito, mas só juntos vamos sair dessa ? desabafou o goleiro rubro-negro após o jogo.

FICHA DO JOGO

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano (Pedro Rocha), Luan e Bolaños (Douglas); Bobô (Everton).

Flamengo: Paulo Victor, Rodinei, Léo Duarte, Juan e Jorge; Marcio Araújo, Cuéllar (Willian Arão), Alan Patrick e Everton (Ederson); Gabriel (Marcelo Cirino) e Guerrero.

Gols: 2T: Fred aos 8m.

Cartões amarelos: Guerrero, Everton, Luan, Fred, Maicon.

Juiz: Luiz Flávio de Oliveira (SP).

Público: 17.866 (15.976 pagantes).

Renda: R$ 522.592,00.

Local: Arena do Grêmio.