Cotidiano

Mudanças climáticas proporcionam 'híbrido' de urso polar com urso pardo

Urso2.jpg

RIO – As mudanças climáticas podem ter propiciado o surgimento de um novo tipo de urso na região do Ártico. Acredita-se que um animal, morto por um caçador no Canadá, seja fruto do cruzamento entre um urso polar e um urso pardo, espécies que passaram a interagir devido ao aumento de temperatura no extremo Norte do planeta.

De início, o caçador Didji Ishalook, que publicou fotos do animal morto no Facebook, pensou que tinha atirado num pequeno urso polar. Mas, segundo o site do jornal britânico “The Guardian”, diferentes especialistas dizem que se trata de um exemplar “mestiço”.

Segundo a descrição de Ishalook, o animal se parece com um urso polar, mas tem patas marrons, como um urso pardo. O formato da cabeça também seria de um urso pardo.

Urso.jpg

De acordo com cientistas, os ursos pardos do Alasca e do Candá estão se mudando para territórios mais ao Norte devido ao aumento das temperaturas em seus habitats naturais. Ao mesmo tempo, os ursos polares estão passando mais tempo em terra, enquanto o gelo do Ártico sucumbe ao calor. Ambas as realidades proporcionam o contato entre as espécies.

?A combinação entre temperaturas mais quentes e crescimento da temperatura significa que há mais sobreposição entre as espécies do que eu esperava”, afirmou ao “Guardian” Chris Servheen, especialista em ursos pardos da Universidade de Montana, nos EUA.