Cotidiano

Mudanças climáticas já afetaram 82% dos processos ecológicos do planeta

55739172_An Adelie penguin stands atop a block of melting ice near the French station at Dumont.jpg

RIO ? As mudanças climáticas já impactaram todos os aspectos da vida na Terra, sendo responsáveis pela alteração de 82% dos principais processos ecológicos existentes, revela um estudo publicado na revista “Science”. A pesquisa, liderada pela Universidade da Flórida e com participação da Universidade de Hong Kong, avaliou um total de 94 processos ecológicos globais e concluiu, por exemplo, que as espécies e os ecossistemas terrestres, de água doce e marinhos foram todos alterados.

Os impactos consequentes sobre os seres humanos podem ir desde o aumento das pragas e dos surtos de doenças até alterações imprevisíveis nas pescarias e a diminuição dos rendimentos agrícolas.

? Algumas pessoas não esperavam esse nível de mudança por décadas ? disse o co-autor Dr. James Watson, da Universidade de Queensland, na Austrália. ? Os impactos das mudanças climáticas estão sendo sentidos sem nenhum ecossistema na Terra sendo poupado, já não é sensato considerar a mudança climática como uma preocupação apenas para o futuro.

Este estudo é lançado em um momento importante, pois ajuda a esclarecer a necessidade da implementação do acordo de Paris, que entrou em vigor no dia 4 de novembro. O acordo marcou a primeira vez que os governos traçaram limites para manter o aquecimento global abaixo de dois graus Celsius. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou no último dia 9 que os anos de 2011 a 2015 foram os cinco anos mais quentes já registrados, com as temperaturas atingindo o pico em 2015. E um novo recorde de temperatura é previsto para 2016, afirmou a OMM.

? Agora temos evidências de que, com apenas um grau Celsius de aquecimento global, grandes impactos já estão sendo sentidos em sistemas naturais ? disse o autor principal do estudo, Brett Scheffers, da Universidade da Flórida. ? Os genes estão mudando, a fisiologia das espécies e características físicas como o tamanho do corpo estão mudando. As espécies estão se alterando e vemos sinais claros de ecossistemas inteiros sob estresse, tudo em resposta às mudanças no clima na terra e no oceano.

O estudo mostra que há vencedores e perdedores no cenário do aquecimento global.

? Os intervalos geográficos de algumas espécies se expandiram, enquanto outros se contraíram, e o tempo de reprodução e outros eventos sazonais mudaram ? explicou David Dudgeon, da Universidade de Hong Kong.