Cotidiano

Mudança no programa Coleta Legal provoca demissão em massa

Desde julho, triagem de materiais é feita exclusivamente por cooperativas

Cascavel – Desde o mês passado a central do programa Coleta Legal, anexa ao Parque Vitória, recebe apenas materiais volumosos como: móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. A Secretaria de Meio Ambiente repassou a separação dos recicláveis às cooperativas cadastradas no Município.

Por enquanto apenas a Caremel (Cooperativa de Ação e Reciclagem) e a Cotacar (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis) realizam todo o processo de triagem dos volumes arrecadados por meio do Colega Legal. Outras duas cooperativas aguardam a autorização para iniciar a separação.

“O Município não vai mais fazer essa triagem como ocorria antes. Vamos usar a estrutura da Colega Legal para guardar materiais volumosos que muitos costumavam desovar em terrenos baldios. Cascavel necessitava de um local para isso”, afirma o secretário de Meio Ambiente Luiz Carlos Marcon.

No mês passado o último leilão de recicláveis arrematou R$ 81,3 mil com 141 toneladas vendidas. Foram 292 propostas com 24 compradores de quatro estados.

“Todo valor está depositado em uma conta do Fundo Municipal de Meio Ambiente e será utilizado para ações que envolvam a secretaria”, acrescenta Marcon.

A Colega Legal conta com seis caminhões que atingem 100% da área urbana da cidade. Com a suspensão dos serviços de triagem na Coleta Legal pelo menos 22 profissionais que faziam o processo de separação foram demitidos.

“Sem o processo de triagem foi necessário o desligamento dos profissionais, mas o programa continua sendo realizado com divulgação e equipes de Divisão de Educação Ambiental. A mudança ajuda e fomentar os trabalhadores das cooperativas gerando mais trabalho, oportunidades e oferecendo mais condições de trabalho aos catadores de recicláveis”, reforça Marcon.

Cinco anos

O projeto da coleta começou a funcionar em Cascavel em julho de 2010, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo. As sacolas de ráfia podem ser solicitadas na central da Coleta Legal na Rua Manaus, 1524, ao lado do Parque Vitória ou pelo telefone 3902-13-92.

(Com informações de Eliane Alexandrino)