Esportes

Mudança na Libertadores pode fazer Rio voltar a ter três times no torneio

O anúncio da Conmebol do aumento do número de vagas na Copa Libertadores já a partir do ano que vem trouxe um novo ânimo para o futebol carioca. Com a mudança do G-4 do Campeonato Brasileiro para o G-6 com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Rio passa a ter uma chance de colocar três representantes no torneio sul-americano de 2017. O que não acontecia há cinco anos.

A dez rodadas do fim do Brasileiro, hoje o futebol carioca tem dois times garantidos no torneio. O Flamengo, vice-líder da Série A com 54 pontos, e o Fluminense, quinto colocado com 46 pontos.

Mas com a mudança no número de vagas na Libertadores, o Botafogo passou a sonhar também com uma vaga. Hoje na oitava colocação, o time alvinegro tem 41 pontos, apenas um a menos do que o Atlético-PR, sexto colocado e que seria o último classificado para a Libertadores de 2017.

A última vez que a Libertadores teve três times cariocas foi em 2012. Na ocasião, Vasco, Fluminense e Flamengo disputaram o torneio por terem sido segundo, terceiro e quarto colocados no Brasileiro do ano seguinte, no que foi um dos melhores anos do futebol carioca no torneio desde a adoção dos pontos corridos. Vasco e Fluminense foram os times que foram mais longe. Ambos caíram nas quartas de final para Corinthians e Boca Juniors, respectivamente. Já o Flamengo foi eliminado na primeira fase num grupo que classificou Lanús e Emelec.

E PODE VIRAR G-7

A rigor, Palmeiras (54 pontos), Flamengo e Atlético-MG (52) estão muito perto e devem se classificar para o torneio, pois estão disputando o título brasileiro deste ano. As outras três vagas estão agora sendo disputadas por oito times. Com uma pequena vantagem para o Santos, quarto colocado com 48 pontos.

Também seguem sonhando com uma vaga no torneio o Corinthians (41 pontos), Grêmio (40), Ponte Preta (39) e Chapecoense (38).

E a disputa do Brasileiro ainda pode virar G-7. Isso porque, o campeonato pode ganhar mais uma vaga se o campeão da Copa do Brasil, torneio que está nas quartas de final, também estiver no G-6.