Esportes

Mudança da Conmebol, que deu mais duas vagas ao país, favorece Flu e Bota

2016 941003455-201609242210282631.jpg_20160924.jpgMesmo sem ter tido rodada no domingo, Fluminense e Botafogo acordaram nesta segunda-feira mais próximos da Libertadores do ano que vem. A decisão da Conmebol, que aumentou o número de representantes brasileiros no torneio continental de cinco para sete e transformou o G-4 em G-6, favoreceu diretamente os cariocas. A competição terá 44 times – seis equipes a mais.

Até o fim de semana, quando o G-4 estava em vigor, a vitória do Fluminense sobre o Sport teria outro peso. O triunfo manteve o time em quinto lugar, atrás do Santos. Mas, desde domingo, a colocação, que só deixava o tricolor na briga, foi agraciada com uma vaga na principal competição do continente.

– Temos de continuar trabalhando. O nosso pensamento é estar no G-4 ainda e ficar o mais perto possível dos primeiros. Ainda temos 1% de chances de título. Estamos confiantes – afirmou o atacante Richarlison após o treino de ontem.

O Botafogo, que venceu o Corinthians por 2 a 0, no Rio, redobrou o ânimo. Se antes da mudança, a equipe alvinegra vislumbrava alguma chance na Libertadores, mas ainda pensava em fugir da zona de rebaixamento, agora um lugar entre os seis classificados via Brasileiro é real. Na oitava colocação, o time está a apenas um ponto do Atlético-PR, na sexta posição.

– Há um peso muito grande de cair novamente para a Série B depois de ter subido. Agora estamos mais confortáveis e tira esse peso. Talvez se jogue mais leve. Mas a gente se cobra muito e mais ainda que agora a Libertadores está se colocando na nossa frente – disse o meia Camilo, ao Sportv.

A matemática mudou para todo mundo. Segundo o site Infobola, até o Coritiba, 14º, pode sonhar com a Libertadores em 2017, com 2% de chances. Os três primeiros lugares, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG estão praticamente confirmados na competição. Hoje, o Fluminense aparece com 79% e o Botafogo, 29%.

O novo regulamento transformou a realidade do futebol carioca. Antes do início do Brasileiro, poucos apostariam que o Rio poderia colocar três representantes no torneio sul-americano de 2017. O que não acontecia há cinco anos.

Em 2012, Vasco, Fluminense e Flamengo disputaram o torneio por terem sido segundo, terceiro e quarto colocados no Brasileiro do ano anterior, no que foi um dos melhores anos do futebol carioca no torneio desde a adoção dos pontos corridos.

Ainda pode ficar mais fácil. Caso o campeão da Copa do Brasil, que dará a sétima vaga brasileira, esteja no G-6, o Brasileiro se transformará em G-7, e o país terá oito times na Libertadores. Não é tão impossível de acontecer, pois Santos, Atlético-MG e Corinthians, por exemplo, estão nas quartas de final do torneio. Porém, do quarto ao sexto lugares, disputarão a pré-Libertadores.