Cotidiano

Muçulmana, ministra é 1ª mulher indicada a premier da Romênia

645x400-muslim-turkish-sevil-shhaideh-strongest-candidate-to-be-romanias-first-female-prime-minister-1482337184141.jpgBUCARESTE – Numa escolha surpresa, o maior partido político da Romênia nomeou na quarta-feira uma mulher da minoria tártara do país para ser primeira-ministra. Se for aprovada pelo presidente e o Parlamento, Sevil Shhaideh, de 52 anos, será a primeira mulher e a primeira pessoa muçulmana a ocupar o cargo.

O Partido Social Democrata saiu vitorioso nas eleições gerais de 11 de dezembro. Normalmente, o líder do maior partido é designado pelo presidente do país para se tornar primeiro-ministro. Mas o líder dos social-democratas, Liviu Dragnea, foi condenado por fraude eleitoral e condenado a dois anos de prisão em abril. O presidente Klaus Iohannis disse que o próximo primeiro-ministro do país deve ser imaculado por condenações criminais ou investigações pendentes.

Pouco conhecida, Shhaideh serviu como ministra do Desenvolvimento Regional durante os seis meses no último governo dos social-democratas. Vista como próxima de Dragnea, ela foi secretária de Estado no Ministério do Desenvolvimento quando ele foi ministro.

São raras as mulheres muçulmanas que serviram como chefes de Estado ou de governo na Europa. Os poucos exemplos anteriores foram em países com maioria muçulmanas: Tansu Ciller foi premier da Turquia na década de 1990, e Atifete Jahjaga foi presidente do Kosovo de 2011 a 2016.

Mais de 80% dos romenos são cristãos ortodoxos, enquanto menos de 1% são muçulmanos.

? Provavelmente haverá parte do eleitorado que não vai gostar. Eles também não gostariam que as duas posições políticas mais poderosas na Romênia sejam tomadas por aqueles de minorias étnicas e religiosas ? disse ao “New York Times” o ex-diplomata romeno Paul Ivan, analista político do Centro de Política Europeia, em Bruxelas. (O presidente é protestante e de ascendência alemã.)