Cotidiano

MST desocupa fazenda de amigo de Temer no interior de São Paulo

SÃO PAULO – O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) desocupou uma fazenda em Duartina, no interior de São Paulo após cinco dias. A fazenda foi ocupada no último dia 9 e pertence a João Batista Lima Filho. O proprietário é sócio da empresa Argeplan e amigo do presidente interino Michel Temer. A decisão foi tomada no último sábado em assembleia com mil trabalhadores e trabalhadoras.

A decisão ocorreu após uma audiência com o diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Leonardo Góes. O Incra se comprometeu em fazer um monitoramento da pauta proposta pelo MST e apresentar um retorno em 15 dias. Os pedidos do grupo incluem o assentamento imediato através das 5 mil famílias acampadas no estado de São Paulo.

A desocupação ocorreu de forma pacífica e o grupo não foi notificado de uma reintegração de posse. Segundo o MST, não houve nenhum tipo de depredação ou dano cometido na área. A Fazenda Esmeralda está em nome da empresa Argeplan, ex-coronel da Polícia Militar e amigo do presidente interino Michel Temer. O nome de Lima foi citado na Operação Lava-Jato pelo empresário José Antunes Sobrinho, da Engevix. Em delação premiada, ele disse ter estado com Lima Filho e Temer por duas vezes para tratar de um contrato de R$ 162 milhões na Eletronuclear.

A assessoria de Temer confirmou que se trata da propriedade de um amigo, mas negou que ele tenha qualquer ligação com ela.