Policial

MPPR e Polícia Militar cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão no noroeste do Estado

Os alvos dos mandados são suspeitos de praticar crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e comercialização e porte de armas

MPPR e Polícia Militar cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão no noroeste do Estado

O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Paranavaí, cumpriu nesta quinta-feira, 28 de janeiro, em conjunto com a Polícia Militar, dois mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão no âmbito da Operação Érpon, voltada a coibir organização criminosa com atuação em diversas cidades do Noroeste do estado. Os endereços das ordens judiciais localizavam-se nos municípios de Paranavaí, Tamboara, Mirador e Paraíso do Norte.

Organização – Os alvos dos mandados são suspeitos de praticar crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e comercialização e porte de armas. Em diálogos interceptados no curso das apurações, identificou-se a articulação dos investigados para a aquisição de explosivos para o uso em resgates de presos em unidades prisionais e para a execução de assaltos a banco como os recentemente ocorridos nos municípios de Criciúma (SC) e Cametá (PA) – crimes patrimoniais do tipo “novo cangaço”, conforme têm sido chamadas essas ações.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos cerca de dois quilos de cocaína, dois radiocomunicadores, uma pistola israelense calibre 9 mm, 62 munições e mais de R$ 13 mil em dinheiro. Os itens estavam na posse de um dos investigados, que cumpria monitoração eletrônica por tornozeleira.

As investigações do MPPR tiveram início a partir de desdobramentos da Operação Pandemia, realizada em setembro passado, que também teve como foco grupos criminosos atuantes na região. As apurações da operação deflagrada nesta quinta-feira (28) foram conduzidas em parceria com o 8º Batalhão da Polícia Militar de Paranavaí, com o apoio da Polícia Civil do Município.

 

Érpon

O nome da operação deriva da denominação em grego para réptil, em referência a “lagartos”,  nomenclatura utilizada pelas lideranças do grupo.

Fonte: MPPR