Cotidiano

MPF faz inspeção na Baía de Guanabara

RIO – O procurador Leandro Mitidieri, coordenador do Grupo de Trabalho da Olimpíada do Ministério Público Federal, percorreu neste sábado a Área de Preservação Ambiental da ilha de Kambambe, na Ilha do Governador. A ação faz parte de uma investigação de improbidade administrativa. As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) estão operando abaixo de sua capacidade. Poluição da Baía

A ETE de São Gonçalo, por exemplo, trata apenas 10% do esgoto. Na estação da Pavuna o percentual de tratamento chega a apenas 5%, enquanto a ETE do Caju trata 20%.

A baixa operação é causada pela falta de tubos coletores, responsáveis por ligar a rede de esgoto às estações de tratamento.

– Ontem estivemos na estação de tratamento alegria (no Caju). Hoje estamos no maior ponto de acúmulo da lixo da Baía. As Estacões de Tratamento não estão operando em sua capacidade. Estamos subutilizando estruturas caríssimas. Estamos coletando os dados pra saber porque não fizeram os tubos coletores para que as estações operassem em sua capaidade. Tudo caminha para uma situação de improbidade administrativa – afirmou o procurador.

De acordo com o procurador, foram aplicados cerca de R$ 10 bilhões, desde 1995, no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara.

LEIA MAIS:

Eduardo Paes afirma que segurança não será problema na Olimpíada

Chave da Vila dos Atletas é entregue ao Comitê Olímpico Internacional

Sem verbas, programação cultural da Lapa está em risco durante os Jogos

Jogos Olímpicos mudam o cenário de cartões-postais no Rio

Terroristas criam canal em português e preocupam Abin

Impulsionado pelos Jogos, Rio tem um boom de hotéis cinco estrelas

George Vidor: De bike até a Praça Mauá

Balão panorâmico será uma das atrações do boulevard olímpico

Trilhos modernos: a nova viagem dos bondes pelo cenário carioca