Cotidiano

MPF diz que concorda com soltura de Mantega em 'caráter humanitário'

CURITIBA. A força-tarefa do Ministério Público Federal em Curitiba afirmou, por meio de sua assessoria, que concordou com a revogação da prisão temporária do ex-ministro Guido Mantega “em caráter humanitário”. Mantega foi preso na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal quando acompanhava sua mulher, que seria submetida a uma cirurgia para tratamento de câncer. Os policiais federais chegaram a ir até a casa dele, onde foram informados que ele estava no Hospital Albert Eintein, onde sua mulher faria a cirurgia.

A PF informou que entrou em contato por telefone e que Mantega se entregou do lado de fora do hospital, numa ação considerada “discreta”. Enquanto a mulher dele era levada para a cirurgia, Mantega foi levado para a sede da Polícia Federal em São Paulo.

Por volta de 12h30m, o juiz Sérgio Moro, num despacho de ofício, sem ouvir previamente a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, determinou a soltura imediata de Mantega e revogou a prisão temporária, argumentando que as buscas e apreensões já tinham sido realizadas.

O MPF havia pedido prisão preventiva de Mantega por 30 dias. Moro determinou a prisão temporária, por cinco dias, e informou em despacho que, caso necessário, poderia decretar a prisão temporária.

Ao libertar Mantega, Moro argumentou que as autoridades não sabiam da cirurgia da mulher de Mantega, que estava marcada para esta quinta-feira. O advogado de Mantega afirmou que seu cliente ficou arrasado.