Cotidiano

MPF denuncia acusados de terrorismo

O Ministério Público Federal no Paraná ofereceu ontem a segunda denúncia derivada das investigações da Operação Hashtag. Danilo Francini dos Santos e Sara Ribeiro Martins vão responder pelos crimes de promoção de organização terrorista e associação criminosa. Fernando Pinheiro Cabral pelo crime de associação criminosa, e Leandro França de Oliveira, Gilberto Gonçalves Ribeiro Filho e Mohamad Mounir Zakaria pelo crime de promoção de organização terrorista.

A denúncia visa responsabilizar as pessoas que não foram objeto da primeira acusação, ofertada no dia 16 de setembro de 2016, com exceção de Fernando Pinheiro Cabral, que já foi condenado no processo anterior e está preso. Ele está sendo novamente denunciado em virtude de provas de cometimento de novos crimes.

A atuação dos denunciados se deu por meio de publicações em perfis do Facebook e também em diálogos realizados em grupos fechados da mesma rede social, além de diálogos em grupos fechados por meio do aplicativo Telegram. Em inúmeras ocasiões, os denunciados demonstraram devoção à organização terrorista afirmando, inclusive, intenção de ação terrorista no decorrer dos Jogos Olímpicos Rio 2016.