Cotidiano

MPF cobra medidas para reduzir acidentes

Francisco Beltrão – O Ministério Público Federal deu prazo de 30 dias para que o Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, adote medidas para redução dos riscos de acidentes no trecho da BR-165, entre Barracão e Santo Antônio do Sudoeste. Há ainda um requerimento exigindo da União verba orçamentária suficiente para obras de manutenção no trecho e que os órgãos responsáveis apresentem um calendário de obras com as datas de previsão de início e conclusão das obras necessárias a garantir a fluidez do trânsito e segurança dos usuários no trecho da BR-163, além de imposição de multa diária por descumprimento de eventual decisão judicial que venha a deferir o pleito ministerial.

Conforme informações de relatório apresentado por policiais rodoviários federais, este trecho é o responsável por 45% do total de acidentes da BR-163 no Paraná (124 acidentes de um total de 270).

Explicações apresentadas pelo Dnit apontam que o trecho foi recentemente restaurado e está em ótimas condições de trafegabilidade, sem defeitos no asfalto e com sinalização adequada. Entretanto, a ação civil pública proposta pelo MPF indica que as “ótimas condições de trafegabilidade” se resumem à ausência de buracos e existência de sinalização, tendo em vista que, conforme relatório apresentado pela PRF, o trecho possui pista de rodagem extremamente estreita.