Cotidiano

MP-PR promove capacitação para conselheiros tutelares

Entre os temas a serem tratados, estão ?Adolescência?, ?Patologias da saúde mental?, ?Uso de substâncias psicoativas? e ?Justiça restaurativa?

Cascavel – O Ministério Público do Paraná promove a partir desta terça-feira, 31 de maio, sete encontros mensais voltados a conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais do Sistema Único de Assistência Social da Comarca de Cascavel, que abrange os municípios de Cascavel, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste. O objetivo é capacitá-los para a atuação cotidiana, a partir do enfrentamento das dificuldades identificadas pelos próprios profissionais.

Realizados conjuntamente pela 8ª Promotoria de Justiça de Cascavel e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional (Ceaf) do MP-PR, em parceria com as Secretarias de Assistência Social dos três municípios, os encontros acontecerão no auditório da prefeitura de Cascavel (Rua Paraná, 5.000), sempre das 8 às 12 horas. Participarão dos encontros profissionais da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidades da Rede Socioassistencial, conselheiros tutelares e conselheiros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente dos três municípios.

As dificuldades enfrentadas pelos profissionais foram identificadas a partir de pesquisa realizada pela psicóloga Karen R. P. S. Romero e pela assistente social Andressa Bremm, servidoras do MP-PR em Cascavel.

Sob o título geral de “Capacitação dos Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos do CMDCA e Profissionais do SUAS dos Municípios de Cascavel, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste”, os encontros acontecerão nos dias 31 de maio, 14 de junho, 12 de julho, 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro e 30 de novembro. Entre os temas a serem tratados, estão “Adolescência”, “Patologias da saúde mental”, “Uso de substâncias psicoativas” e “Justiça restaurativa”, sempre com a participação de especialistas em cada área abordada.

A programação completa e o link para inscrições podem ser encontrados no site do Ceaf (www.ceaf.mppr.mp.br).