Política

MP pede retirada de ônibus novos que atrapalhavam o trafego

Toledo – Dez ônibus novos da empresa Sorriso, que executa o serviço de transporte público em Toledo, desfilaram pelas ruas da cidade desde as primeiras horas da manhã de ontem. A apresentação que quase sempre é tradição nas pequenas cidades do interior causou alguns transtornos e provocou reação do Ministério Público.

redes sociais as queixas eram do barulho das buzinas e da lentidão do trânsito. No início da tarde, os comentários viraram denúncias no Ministério Público, que pediu a retirada da frota das proximidades do Paço Municipal, local em que a frota foi “apresentada” para o prefeito Lúcio de Marchi.

O promotor de Justiça Sandres Sponholz informou que o prefeito foi oficiado para que tomasse providências urgentes quanto à irregularidade no estacionamento dos veículos. “Os veículos estavam invadindo a faixa de tráfego, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro”, afirma.

Concessão

O contrato da empresa com a Prefeitura de Toledo termina em setembro e pode ser renovado por mais cinco anos. Os dez novos ônibus substituem os veículos cuja frota é de seis anos.

O responsável pela empresa Sorriso em Toledo, Daniel Kopicz, afirma que a renovação da frota foi planejada e que atende os critérios do certame vencido pela empresa. “Isso é para proporcionar maior qualidade e cuidado com os usuários do transporte coletivo”, afirma.

Quanto ao fato de renovar a frota apenas no fim do contrato, Daniel explicou que essa decisão depende o tempo de utilização dos ônibus e que agora dez deles atingiram a média de utilização, justificando o investimento. Kopicz lembrou ainda da possível renovação, já que consta no contrato vigente.

Histórico

A empresa chegou a Toledo em outubro de 1972, sendo a primeira do transporte coletivo da cidade e nunca perdeu licitação alguma. Em 2011 mudou de gestão e em 2014 a Transtol, como era conhecida, passou a se chamar Viação Sorriso.

Oficial

Questionada sobre o pedido do Ministério Público, a Secretaria de Comunicação de Toledo respondeu que não houve intervenção do MP, mas que a retirada emergencial da frota ocorreu pelas reclamações sobre os estacionamentos. Segundo a assessoria, o Município é quem fez a notificação para a retirada dos veículos.

A empresa Viação Sorriso disse desconhecer a preocupação do Ministério Público e que a apresentação dos veículos foi executada de forma tranquila, legal e dentro do planejado.