Policial

MP pede nova interdição de cadeia pública na região

Palotina – O Ministério Público do Paraná voltou a pedir a interdição da cadeia pública de Palotina. No fim de semana agentes perceberam a possibilidade de uma nova fuga da unidade. Diante disso, ontem pela manhã foram transferidos 42 presos para as cadeias de Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Terra Roxa.

O primeiro pedido de interdição da cadeia pública já havia sido feito pelo Ministério Público em 2016, sem que o governo do Estado tomasse providências.

Enquanto aguardavam a transferência, os detentos foram levados a uma sala reservada para as conversas com os advogados. Ao fazer o pente-fino nas celas, os agentes encontraram vários buracos feitos para a fuga, tanto nas paredes laterais como no teto da cadeia. Além disso, havia uma escada de acesso ao solário. Na vistoria, foram recolhidos um telefone celular e ferramentas improvisadas.

Os detentos vão permanecer nas delegacias das cidades vizinhas até que os estragos sejam consertados na delegacia de Palotina.

De acordo com o promotor Francisco de Carvalho, que acompanhou o caso de perto, uma decisão em primeira instância foi derrubada pelo Tribunal de Justiça diante da alegação do governo do Paraná envolvendo a falta de vagas para a transferência dos presos. Um novo pedido do MP-PR para a interdição da cadeia foi apresentado ontem. Conforme o promotor, as atuais condições da cadeia pública de Palotina colocam em risco toda a população local.

A equipe de reportagem pediu informações sobre o assunto para o Depen, mas não houve retorno.