Cotidiano

MP discute nova forma de atuação

Curitiba – O Ministério Público do Paraná vai promover um encontro estadual nos dias 15 e 16 de dezembro, em Curitiba, para debater o tema MP Resolutivo. Trata-se de uma iniciativa que tem o objetivo de construir um novo modelo de atuação institucional destinado a garantir efetividade aos direitos dos cidadãos e à defesa da sociedade.

O MP entende que o assunto é bastante pertinente diante da grave ameaça de retrocesso decorrente da atual conjuntura política do País, em que se pretende calar e inibir a atuação do Ministério Público nacional, em prejuízo da coletividade.

Para o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, o momento é de preocupação e perplexidade diante dos últimos acontecimentos, que traduzem a indisfarçável retaliação ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, com o desvirtuamento do pacote com medidas anticorrupção aprovado na Câmara Federal.

Segundo ele, o objetivo do evento é formular um modelo mais eficaz e resolutivo de atuação institucional que sofre as injunções de um quadro político antidemocrático que pretende sepultar os avanços institucionais alcançados desde a Constituição Federal de 1988.

O encontro terá como convidados os conselheiros Orlando Rochadel Moreira e Fábio George Cruz da Nóbrega, do Conselho Nacional do Ministério Público, bem como o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Marcelo Lemos Dornelles.