Cotidiano

MP denuncia 24 pessoas por fraude

De acordo com o MP, o valor das obras licitadas chega a R$ 10 milhões e possivelmente todas estão envolvidas nas irregularidades

Foz – O MP-PR (Ministério Público do Paraná) denunciou 24 pessoas por suposto envolvimento em um esquema de fraude e direcionamento de licitação, principalmente na área da construção civil em Itaipulândia. De acordo com o MP, o valor das obras licitadas chega a R$ 10 milhões e possivelmente todas estão envolvidas nas irregularidades.

Investigados na Operação Citrus, eles são acusados de associação criminosa, corrupção ativa, passiva e fraude em licitações. As investigações do Gaeco, iniciadas em agosto de 2015, indicam a existência de um esquema entre empresários e servidores públicos para fraudar e direcionar licitações, principalmente no ramo da construção civil.

As ilegalidades seriam para favorecer, entre outros, a empresa do irmão do prefeito de Itaipulândia. Desde que a operação foi deflagrada, em 14 de julho, a Justiça já decretou a prisão preventiva de dois denunciados, a custódia cautelar de outros quatro e o afastamento do cargo público dos três servidores municipais, além de outras medidas cautelares aplicadas aos demais investigados.
No grupo de denunciados estão servidores públicos, empresários, o filho, o irmão e a cunhada do prefeito Miguel Bayerle (PR). Os suspeitos devem responder por crimes como associação criminosa, corrupção ativa e passiva e fraude em licitações.