Cotidiano

MP de Minas Gerais afasta promotores da força-tarefa que investiga tragédia de Mariana

201604291359477865.jpgRIO – A poucos dias da audiência pública sobre a retomada das atividades da mineradora Samarco, marcada para 13 de dezembro, o Ministério Público de Minas Gerais afastou os promotores da força-tarefa que investiga o caso. A Samarco está parada desde o rompimento da barragem de rejeito de minério de ferro de Fundão, o pior desastre ambiental da história do Brasil, em 5 de novembro de 2015.

O MP mineiro se opunha à retomada da operação da Samarco antes do esclarecimento das falhas apontadas no processo de licenciamento da barragem que rompeu, matou 19 pessoas e devastou o Rio Doce. Passado mais de um ano do desastre, a lama continua a vazar e a afetar os rios.

O afastamento foi decidido pelo novo procurador-geral de Justiça de Minas, Antonio Sergio Tonet, empossado na segunda-feira, segundo o G1. Também foram afastados da força-tarefa na terça-feira os promotores Marcelo Mafra, Daniel Ornelas e Felipe Faria de Oliveira. Os promotores afastados são conhecidos pela experiência na área ambiental, extremamente técnica.

À frente da força-tarefa agora está Rômulo Ferraz, como coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio, de Habitação e de Urbanismo. Ele acumulará a função com a de procurador de Justiça adjunto institucional.

Ferraz também foi subsecretário de Relações Institucionais do governo de Fernando Pimentel (PT), que na segunda-feira pediu à Assembleia Legislativa mineira a aprovação do pedido de calamidade financeira do estado. Na mensagem à Assembleia, o governador destacou que um dos motivos da crise do estado é a queda da atividade de atividades econômicas e citou a mineração.

Tonet, o novo chefe do Ministério Público de Minas, ficou em segundo lugar na votação para a escolha do Procurador-Geral. Em primeiro lugar, ficou Jarbas Soares. O governador Pimentel optou por Tonet. Em seu pronunciamento de posse, ele disse que sua prioridade será a segurança pública.