Cotidiano

Movimentos sociais convocam ato no mesmo dia de grupos anti-Dilma

-SÃO PAULO- A Frente Povo Sem Medo, grupo de movimentos sociais que inclui o Movimento de Trabalhadores sem Teto (MTST) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), anunciou a retomada das mobilizações contra o governo do presidente interino Michel Temer. A frente afirmou que fará manifestações nas principais cidades do Brasil na mesma data que movimentos favoráveis ao impeachment realizarão seus atos, no próximo dia 31. Segundo um dos líderes da Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos, a escolha da data foi proposital, com a ideia de dar à população oportunidade para se posicionar.

– Não foi por acaso. Eles são o “Fica, Temer” e nós somos o “Fora, Temer” – afirmou Boulos.

O ato da Frente Povo Sem Medo será centrado na defesa da realização de um plebiscito para a convocação de eleições presidenciais. Entre as reivindicações do grupo favorável ao impeachment está o fim do foro privilegiado. Os movimentos sociais também anunciaram que farão atos durante as Olimpíadas.

Em São Paulo, o grupo contra o impeachment sairá do Largo da Batata, enquanto o que defende a saída da presidente afastada Dilma Rousseff ficará na Avenida Paulista. O percurso do ato da Frente Povo Sem Medo não está definido.

– Esperamos que a Polícia Militar tenha equivalência no tratamento aos dois grupos, que tenha isonomia – disse Guilherme Boulos.

Em maio, um protesto do grupo em frente à casa de Michel Temer em São Paulo terminou em confronto com a Polícia Militar, assim como a ocupação do escritório da Presidência da República, em protesto contra a suspensão da contratação de unidades do Minha Casa, Minha Vida. A medida foi revogada pela Presidência da República após o protesto.