Esportes

Movimentos da ginástica para pais e filhos

ginastica.jpg

O duplo twist carpado ? movimento que ganhou fama depois de ser executado com perfeição por Daiane dos Santos ? pode não passar de um sonho para a maior parte dos ginastas, mas serve de inspiração para quem se aventura na ginástica artística, criança ou adulto. O carioca Cristiano Lacerda, militar da Marinha, de 43 anos, faz aulas ao lado da filha Nicole, de 11.

FEBRE OLÍMPICA – 2307

? Sempre pratiquei esportes. Corro e jogo tênis. Já fiz capoeira, que me levou à ginástica. Tenho duas hérnias de disco e, pela idade, tinha receio de praticar o esporte. Mas trabalho alongamento e fortalecimento muscular e não tenho tido problemas ? conta ele. ? Além disso, o preço é acessível e o horário das aulas se encaixa na minha rotina.

Lacerda, que treina em uma turma de adultos, rodopia com desenvoltura em saltos e estrelas sobre o tablado no Flamengo, na Gávea, centro de referência da modalidade no Rio. O material necessário se resume ao uniforme, mais o pagamento da mensalidade, que totaliza R$ 279 para não sócios. A matrícula custa R$ 80.

? É uma preparação física forte para todos os níveis. Hoje, a ginástica é muito procurada para o desenvolvimento global da criança, por ser um esporte completo. Mas acolhe a todos. Temos aluno de 60 anos ? conta a ex-ginasta olímpica Luísa Parente, gerente de Esportes Terrestres.

Karoline Dias, de 14 anos, da equipe juvenil de ginástica do Flamengo, dá duro nos treinos e busca estímulo em estrelas profissionais do clube, como Daniele Hypólito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Rebeca Andrade:

? Quando vejo elas treinarem, meu objetivo fica mais na minha frente. É ótimo ? conta Karoline.