Cotidiano

Movimento que defende mudança no PT sai derrotado em disputa interna

SÃO PAULO. O movimento Muda PT, que reúne as cinco principais correntes esquerda do partido, saiu derrotado por 57 a 27 nesta sexta-feira na votação no diretório nacional sobre a forma de definir os delegados que participarão do congresso que vai escolher no primeiro semestre do próximo ano a nova direção da legenda. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou as discussões e tentou, desde o início da semana, costurar um acordo para evitar a votação, mas não foi bem-sucedido.

A CNB, corrente majoritária que comanda a sigla, recuou de sua posição inicial e nesta sexta-feira encampou a proposta aprovada de realizar eleições diretas entre os filiados para escolher os dirigentes municipais e os delegados que vão participar dos congressos estaduais. Os congressos estaduais, por sua vez, escolherão os delegados do congresso nacional.

Inicialmente, a CNB defendia a manutenção do processo de eleição direta (PED) para escolher uma nova direção, mas, por pressão de Lula, aceitou a realização do congresso.

O Muda PT defendia acabar com todas as formas de voto direto. A proposta do grupo, derrotada em votação no diretório nesta sexta-feira, era fazer congressos municipais para escolher delegados de congressos estaduais, que, por sua vez, escolheriam os delegados do congresso nacional.