Cotidiano

Movimento cai pela metade nas praias da Costa Oeste

Marechal Cândido Rondon – A chuva não tem dado trégua nos últimos dias na região oeste. Setor responsável por movimentar a economia nos municípios da Costa Oeste, o turismo tem sentido de maneira mais intensa os reflexos causados pelas chuvas. Somente em Porto Mendes, a queda no número de turistas chega a 40%, realidade enfrentada por boa parte dos municípios atingidos pelo reservatório de Itaipu.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon, Sérgio Marcucci, confirma que o nível do reservatório em Porto Mendes subiu muito: “Toda nossa programação de verão daqui em diante foi comprometida por conta das chuvas”, admitiu ele, citando que no próximo dia 20, está programada uma atividade para promover a integração das famílias, mas que somente ocorrerá se o tempo colaborar. “Caso contrário, seremos obrigados a esticar para o fim de fevereiro, perto do início do ano letivo”, salientou.

Marcucci disse ainda que estava prevista nesta semana uma reformulação na praia, com a colocação de mais areia na orla da praia. “Se fizermos isso agora, a água levará tudo embora, desperdiçando o investimento público, por isso decidimos aguardar mais um pouco até a chuva diminuir”, comentou. De novembro até agora, o nível do reservatório naquela região já subiu 3,5 metros. “Como o reservatório estava bem abaixo do limite na nossa região, antes da chuva, o nível está atualmente a 1,6 a 1,8 metro acima do normal”.

Em Santa Helena, o impacto não foi tão intenso por conta da extensa orla – são quase cem metros. “Não fosse isso, o impacto seria muito maior”, disse Adalto Bernardi, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Helena. “Por enquanto, o nível está normal”.

Apesar disso, o movimento no balneário de Santa Helena reduziu cerca de 20%. “Registramos uma boa ocupação na primeira semana de janeiro, mas, por conta da chuva, essa movimentação de turistas no complexo turístico reduziu pela metade”.