Cotidiano

Movimento articula Região Inteligente e integra ecossistemas de smart cities no PR, SC e RS

Grupo de Cidades Inteligentes entrega para prefeituras carta aberta com estratégias para acelerar a pauta de inovação em Curitiba, Florianópolis, Joinville e Porto Alegre

Movimento articula Região Inteligente e integra ecossistemas de smart cities no PR, SC e RS

A proximidade geográfica e as semelhanças econômicas fazem dos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – uma potencial Região Inteligente, capaz de incorporar soluções que integrem e fortaleçam seus ecossistemas de inovação, atraiam investimentos e melhorem a vida da população. Um movimento regional para articular ações nessa direção está sendo realizado pelo WTC (World Trade Center) Curitiba, Joinville e Porto Alegre, por meio da mobilização de prefeituras, empresas, startups e comunidade acadêmica.

Uma Carta Aberta com os propósitos dessa iniciativa foi entregue ao vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e ao vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Em breve, chegará às mãos dos gestores de Joinville e Porto Alegre. O CEO e o diretor executivo do WTC, Josias Cordeiro da Silva e Milton Fabricio, receberam Pimentel para um café da manhã, junto com integrantes do GCI (Grupo de Cidades Inteligentes), fórum de executivos que integra o Programa WTC de Competitividade e que promove debates e ações mensais para alavancar políticas regionais de smart city.

O GCI foi criado em 2020 para acelerar a evolução da pauta de smart cities na Região Sul do país. “Desejamos integrar os ecossistemas de inovação dos três estados como forma de aumentar a competitividade de nossas empresas e fortalecer a economia”, explicou Milton Fabricio. Formado por executivos c-level de grandes empresas, o grupo é presidido nesse primeiro ciclo por Jean Vogel, diretor executivo do Ágora Tech Park, localizado em Joinville, que lidera uma agenda destinada a prover conhecimento e troca de experiências, atuando como um hub de boas práticas, conteúdo e inspiração.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou a integração regional como fator decisivo para a disseminação do ecossistema de cidades inteligentes. “Curitiba é uma capital inovadora e sabemos que as soluções de smart cities só funcionam quando resolvem os problemas do cidadão e chegam até a ponta. Temos buscado uma maior integração entre os 29 municípios da Região Metropolitana, nos moldes do que vemos no Vale do Itajaí (SC), mas seria ideal que essa proximidade abrangesse todo o Sul, a partir de grandes cidades como Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul, a exemplo do que vemos em outras regiões do país.”

Josias Cordeiro da Silva, CEO do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre, diz que a Carta é uma provocação para o desenvolvimento de um plano de ações integrado. “As pessoas, empresas e entidades costumam procurar o poder público para pedir. Nós viemos oferecer. Oferecer conexões, soluções e boas práticas que já são realidade em muitas empresas da nossa região. É um movimento para somar e agregar, para desenvolver a competitividade e a atração de investimentos internacionais para essa Região Inteligente.”

Para o presidente do GCI, Jean Vogel, as cidades são uma plataforma de oportunidades. “É preciso tratá-las sob essa perspectiva, incentivando a participação da sociedade e possibilitando conexões para criação de novas startups e atração de players consolidados. Cria-se, com isso, um ambiente propício à inovação e aos talentos, que são os principais transformadores e ativos das cidades inteligentes.”

Segundo Daniella Abreu, atual secretária estadual de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, e atuante na coordenação do GCI, a entrega da Carta Aberta é emblemática, pois Curitiba é precursora desse movimento. “É impossível falarmos de smart cities na Região Sul sem tomar a capital paranaense como ponto de partida, por seu pioneirismo e inovação, especialmente na última década. Santa Catarina e Rio Grande do Sul precisam se unir a esse movimento maior de integração, para benefício mútuo de todos os agentes envolvidos e do bem estar da sociedade.”

Idealizada no formato multicampi, a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) foi representada no evento pelo vice-reitor Luiz Coelho, membro do GCI. “Cada campus da UDESC foi instalado para se alinhar à vocação empreendedora de cada cidade-sede, seguindo as peculiaridades das regiões catarinenses e necessidades dos nossos 15 mil alunos. Temos direcionado nossa contribuição para a ciência de dados e inteligência artificial”, disse, informando que a instituição inaugura em breve uma incubadora tecnológica em Florianópolis.

Sócio-fundador do iCities, empresa de soluções para cidades inteligentes que realiza desde 2018 o Smart City Expo Curitiba, com a chancela da Fira Barcelona, Beto Marcelino também destacou a importância do movimento regional. “Podemos tomar como modelo a Catalunha, que atua como região, e não como cidades isoladas. Barcelona nos inspira a pensar e aplicar as soluções de smart cities, algo que trazemos todos os anos para Curitiba, quando são apresentados cases de sucesso de todo o mundo.”

Também estiveram presentes na entrega da Carta Aberta à Eduardo Pimentel a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; Vanessa Batista, gerente executiva da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina); Andrei Kuhnen, gerente geral de Engenharia América na Renault; Hélio Bampi, diretor presidente da Radiante Engenharia de Telecomunicações; Fabio Petrassem de Sousa, presidente da Macnica DHW; Caio Castro, sócio-diretor do iCities; Bruno Pessuti, chefe de gabinete do vice-prefeito; e Sandro Vieira, CEO da Smart Green.

 

Leia a íntegra da carta clicando nesse link.

 

Fonte: Assessoria