Economia

Mourão diz que exclusão da chinesa Huawei do 5G “vai custar muito caro”

A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de comunicação móveis

Mourão diz que exclusão da chinesa Huawei do 5G “vai custar muito caro”

São Paulo – O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nessa segunda-feira (7) que, se a chinesa Huawei não puder fornecer equipamentos para o 5G no Brasil, o custo da tecnologia no País será muito mais elevado. “Hoje, 40% da infraestrutura que nós temos de 3G e 4G é da Huawei. Se a Huawei não puder fornecer o equipamento [de 5G], vai custar muito mais caro”, disse durante palestra comemorativa aos 126 anos da Associação Comercial de São Paulo. “Se desmantelar equipamentos [do 5G], quem vai pagar a conta somos nós, consumidores”, completou.

A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de comunicação móveis. Ela promete velocidades até 20 vezes superiores ao 4G. Em ambiente controlado, as redes 5G podem ter velocidades de até 1 gigabit por segundo (Gbps). Assim, permite um consumo maior de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. Além disso, promete reduzir para menos da metade a latência, tempo entre dar um comando em um site ou APP e a sua execução – dos atuais 10 milissegundos para 4 ms.

Mourão disse que o leilão do 5G é de frequências e que as “teles já estabelecidas aqui vão disputar o leilão”. Segundo ele, na infraestrutura, das cinco maiores empresas, duas são chinesas. “A empresa que comprovar respeito à soberania, à privacidade e à economicidade pode ser contratada”, emendou.