Cotidiano

Motoristas presos por embriaguez são voluntários em hospital

Projeto faz com que infratores se conscientizem em palestras e oficinas práticas

Curitiba – Palestras e voluntariado em hospital estão sendo usadas para conscientizar condutores que cumprem pena por embriaguez ao volante. As ações passaram a ser adotadas após a criação do projeto “Justiça e Sobriedade no Trânsito”, pelo juiz da 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais, Augusto Gluszczak, em parceria com o BPTran (Batalhão da Polícia de Trânsito).

O projeto, que acontece na última sexta-feira de cada mês, está fazendo com que infratores no trânsito se conscientizem assistindo palestras e participem de oficinas práticas. Depois estes mesmo condutores trabalham como voluntários no atendimento às vítimas de trânsito que chegam a hospitais de São José dos Pinhais.

O juiz explica que a pessoa após ser presa por embriaguez ao volante passa por uma 1ª audiência em apenas 12 dias. Em seguida, uma nova audiência, com menos de 30 dias, é marcada e o infrator encaminhado para assistir oito horas de palestras.

“Entendemos que é uma forma inovadora, junto ao Poder Judiciário e demais instituições, para tentarmos mexer com as emoções desse infrator, fazendo com que ele pense e reflita sobre suas atitudes”, comenta Gluszczak.

Depois o motorista passa por uma triagem com um psicólogo e um assistente social para poder cumprir as 40 horas de colaboração no hospital. O infrator fica à disposição para ajudar no transporte de pacientes nos leitos. Após este período a pessoa ainda é monitorada por dois anos.

“O principal objetivo é a mudança de comportamento e temos percebido isto nas pessoas que têm vindo nestas palestras. Não temos tido reincidência e o motorista participa além de sua atividade. É importante ressaltar o fato de o infrator ser um multiplicador, pois ele coleta estas informações e repassa para seus amigos e familiares”, conta o Comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza.

Durante o cumprimento das oito horas, os apenados passam por várias palestras no decorrer do dia. Em todas as atividades é repassado para os infratores as consequências de dirigir sobre o efeito de álcool.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)