Cotidiano

Motoristas do Uber em Taiwan poderão ser multados em US$ 780 mil

TAIPÉ – Investidores e empresas estão tendo uma amostra de como o plano do governo para transformar o local no “Vale do Silício da Ásia” pode se sair. A Uber lançou seus serviços em Taiwan em 2013. Agora, três políticos taiwaneses querem que quem for pego dirigindo Uber pague até 25 milhões de novos dólares taiwaneses (cerca de US$ 780 mil), além de ter a licença suspensa.

Haverá uma audiência sobre o rascunho das regras nesta quarta-feira. O aplicativo de transporte já foi baixado por mais de um milhão de pessoas em quatro cidades de Taiwan, e o número de motoristas chega a dezenas de milhares.

Assim como em Nova York e outras cidades, a Uber encontrou forte oposição de taxistas locais, que veem a empresa americana como uma ameça.

? O valor (da multa) me deixou chocado ? disse um motorista do Uber que pediu para ser identificado apenas pelo sobrenome Yang, nesta terça-feira durante uma entrevista coletiva organizada pela companhia americana. ? Nós cometemos algum assassinato ou incendiamos algo? Até mesmo quem dirige bêbado paga multa de apenas 90 mil novos dólares taiwaneses.

Multas tão grandes não têm precedentes na Uber, disse Likai Gu, gerente geral da empresa para a ilha. Mesmo Macau, de onde a companhia quase se retirou este ano, a corporação pagou apenas US$ 1,25 milhão para resolver penalidades contra cerca de 300 motoristas, de acordo com reportagem do ?South China Morning Post? em setembro. Uma Corte na França determinou o pagamento de uma multa única de ? 850 mil euros (cerca de US$ 915 mil) em junho.

? Estamos surpresos de que um lugar como Taiwan, que valoriza a transparência e democracia, teria essas questões ? afirmou Damian Kassabgi, diretor da Uber para políticas públicas na região da Ásia-Pacífico.

A China, que considera Taiwan como parte de seus territórios, permitiu os serviços de carona paga no mês passado. Contudo, o escopo legal para os serviços é menos claro do que em outros países asiáticos como Japão, Coreia do Sul e Tailândia.

Em Taiwan, onde a nova presidente Tsai Ing-wen enfrenta desafios econômicos estruturais e a perspectiva de desaceleração do comércio global, estimular a inovação e atrair startups são itens fundamentais em sua política econômica.

QUESTÕES REGULATÓRIAS

A Uber, contudo, não tem se beneficiado da aparente boa vontade de Tsai Ing-wen. O Ministério das Finanças está buscando receber 135 milhões de novos dólares taiwaneses em impostos não pagos e penalidades, de acordo com o ?Economic Daily News?. Já o Ministério dos Transportes e Comunicações disse que pediria para Apple e Google removerem o aplicativo de suas lojas on-line.

Enquanto a empresa concordou em cumprir exigências de regulação, seguro e impostos, a Uber ainda não produziu um plano concreto e continua a operar ilegalmente na ilha, informou o ministério em novembro.

Membros do partido governista, Ker Chien-ming, Wu Ping-jui, e Liu Shyh-fang escreveram no rascunho da lei que a Uber infringiu os direitos de mais de 80 mil taxistas e desrespeitou leis sobre autoestradas, concorrência e investidores estrangeiros.

De acordo com o gabinete de Ker, a tramitação pode ser concluída, e a nova lei aprovada ainda este mês.