Cotidiano

Motoristas de ambulâncias e serviços passam por capacitação para agir em caso de urgência

Ao todo, 41 profissionais serão capacitados

Motoristas de ambulâncias e serviços passam por capacitação para agir em caso de urgência

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel capacitará 41 motoristas de ambulâncias e serviços da pasta – PAID, Unidades de Saúde, CAFI, Setor de Transporte Sanitário Eletivo, entre outros – com o objetivo de prepará-los em casos de urgência durante o transporte de um paciente ao hospital ou centros especializados. Serão 4 turmas com 14 profissionais que passarão pelas técnicas de como agir em caso da parada cardiorespiratória, obstrição de vias aéreas por corpo estanho e demais urgências clínicas.

De acordo com a secretaria, a primeira turma já está em andamento nesta sexta-feira (18) com 8 horas de carga horária. As próximas turmas de capacitação farão o curso nos dias 9 de outubro, 7 e 28 de novembro.

A capacitação é ministrada pelo Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná).

O treinamento inédito soma-se com os demais cursos obrigatórios para motoristas seja de ambulância ou veículos em atendimento aos serviços da Secretaria Municipal de Saúde. “A capacitação vem intuito de especializar nossos motoristas, com o olhar clínico durante o transporte do paciente, dessa maneira oferecendo mais segurança dentro do veículo e agir durante o trajeto em caso de necessidade”, explicou a encarregada do Setor de Transporte Sanitário Eletivo, Sônia Sena.

Diariamente motoristas e auxliares técnicos das ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde dão o suporte as unidades de saúde, UPAS e hospitais conveniados ao SUS. Nos primeiros sete meses de 2020, as ambulâncias realizaram 4124 deslocamentos, uma média de 589 atendimentos móveis todos os meses.