Cotidiano

Motoristas aceitam proposta e greve do transporte coletivo acaba

Trabalhadores terão reajuste de 12% retroativo a dezembro

Cascavel – A greve do transporte coletivo chegou oficialmente ao fim. Os trabalhadores aceitaram as propostas das empresas Viação Capital do Oeste e Pioneira e encerraram de vez a paralisação, que durou 10 dias em Cascavel.

Na quarta-feira (20), uma audiência de conciliação ocorreu no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Paraná, na 9ª Região, em Curitiba. Conforme o acordo, os trabalhadores terão reajuste de 12% retroativo a dezembro, abono de R$ 300 em 20 de março, vale-alimentação de R$ 200 e antecipação da data-base de dezembro para novembro.

Sobre a compensação dos dias paralisados, o acordado é que serão trabalhados cinco dias dos 10 de greve em até 90 dias, pelo correspondente a, no máximo, uma hora por dia. As empresas se comprometeram ainda a não demitir os funcionários durante o prazo de três meses. A proposta foi aprovada pela classe trabalhadora em assembleia na noite de quinta (21).

Desde quinta-feira, os ônibus a circulavam normalmente no município. A greve começou na segunda-feira da semana passada, dia 11, e durante dois dias a população ficou com apenas alguns veículos circulando. Após a audiência no último dia 13, foi definido que nos horários de pico 50% dos ônibus sairiam das garagens e nos demais 30%.